top of page

O valor do slogan para as marcas

Slogan é (de acordo com o Aurélio) uma expressão concisa e fácil de lembrar, utilizada em campanhas políticas e de publicidade, para lançar um produto ou marca. Na verdade, um slogan é muito mais do que uma “expressão concisa”. Assim como o logotipo, que é a representação visual da marca, o slogan é o “som” da marca, é algo que serve para chamar a atenção do consumidor, às vezes, até mais rápido do que o próprio nome da empresa

“Just do it,” “Amo muito tudo isso”, “A cerveja que desce redondo” e “Think different” são slogans que facilmente nos remetem à marca de origem, respectivamente: Nike, McDonald’s, Skol e Apple. Mas você provavelmente já havia associado as frases a essas marcas…

Então, além disso, como um slogan pode ser importante?

Ao criar reconhecimento

O nome da marca, juntamente com o slogan e o logo, são maneiras rápidas de “enfiar goela abaixo” a identidade da marca no consumidor. Então, ter um slogan cativante é um dos passos para ser facilmente reconhecido em um mercado que já é cheio de produtos da concorrência.

Ao criar um diferencial em relação aos outros produtos

Poucas coisas conseguem “pilhar” mais alguém a fazer exercícios do que uma camiseta escrito “Just do it”. Na hora de comprar um produto, os clientes da Nike com certeza vão olhar para essa camisa com melhores olhos do que olhariam para outras, já que as demais não estão os “motivando” tanto quanto ela.

Ao marcar presença mundialmente

Se você sabe (pelo menos um pouquinho) de inglês, é possível que reconheça o slogan do McDonald’s nos Estados Unidos. “I’m Lovin’ it” tem o mesmo significado tanto lá quanto aqui. No entanto, a rede decidiu que traduzi-lo para várias línguas faria com que o país se sentisse único. Em espanhol: “Me encanta”, em francês: “C’est tout ce que j’aime”, em alemão: “Ich liebe es” e em suaíli: “Ninaipenda”. Ou seja, não importa o local do globo em que você se encontra, o “Amo muito tudo isso” estará lá com você.

Logo, podemos ver que o slogan é uma importante ferramenta de identificação de um negócio ou produto. E aí, o quê você está esperando? Vá lá e escreva um slogan incrível para a sua marca. Just do it!

Texto por André Araújo

Arte por Isabella Silveira

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page