top of page

O que é Endomarketing?

Por Bruna Chagas e Mariana Abuchain

Endomarketing é uma estratégia de marketing desenvolvida para o âmbito empresarial, voltado para a parte interna da empresa.

Ações e outros métodos, como gamificações, alongamentos, meditação e palestras, são usados como meios de incentivar a equipe ou melhorar a visão institucional entre os colaboradores. Essas atividades, realizadas com certa frequência, podem manter um nível constante de evolução e melhora dentro do ambiente organizacional.

A principal intenção da prática do endomarketing é promover o sentimento de dono nos integrantes da empresa, onde eles possam verdadeiramente se sentir parte do ambiente, o qual estão atuando. Assim, ficam mais confiantes para tomar decisões, e isso tudo visa melhorar o atendimento ao cliente e aprimorar a realização de funções. 

Alinhamento e motivação

Quando as pessoas que trabalham numa certa instituição estão motivadas e alinhadas com o propósito do serviço, os valores e as condições dentro da organização, elas passam a ser mais produtivas dentro das suas funções. Além disso, emitem uma visão positiva sobre, e consequentemente as pessoas passam a ter uma visão melhorada do local. Elas  enxergam com um olhar mais humano e desenvolvem um sentimento de empatia.

Uma equipe com a sensação de pertencimento fortalecida atua com muito mais eficácia para o crescimento da organização a qual faz parte, justamente por se sentir responsável por ela. A partir disso, o desenvolvimento da empresa se torna uma conquista para o membro, o que o faz ser mais suscetível a se empenhar.

GP + Marketing

Para viabilizar essa série de atividades, é necessário um conjunto de conhecimentos de gestão de pessoas (GP) e de marketing.  Uma equipe de GP entraria na parte de entender as necessidades e dificuldades, visando a melhora do ambiente de trabalho, e o marketing colocaria em prática tais estratégias, para tornar realidade os objetivos desejados.

A gestão de pessoas envolve acompanhamento de pessoal, garantia de qualidade do ambiente empresarial e ampliação de um lado mais pessoal das empresas, algo que vem ganhando mais espaço nesse meio. O endomarketing atua de acordo com a GP, portanto todo o processo se baseia na integração de ambos. A aplicação desse tipo de medida só se torna funcional quando mantida em certa frequência e com estabilidade adequada a cada empresa, do contrário pode causar picos de alto desenvolvimento e estagnação. 

Por que investir no Endomarketing?

O Endomarketing é atualmente uma das principais ferramentas de desenvolvimento e aprimoração organizacional. A implementação de uma nova política organizacional nem sempre é simples, até por se tratar de indivíduos que formam um todo. Mas, práticas como essa trazem motivação para a equipe, consequentemente mais produtividade e comprometimento, menor rotatividade de funcionários, clima organizacional mais saudável e entregas melhores. 

Na Facto, nós iniciamos com um projeto de meditação intitulado MeditaBreak, em que um dos membros oferece meditações no intervalo da reunião geral. Entendemos que isso ajuda a melhorar a saúde mental da equipe. O intuito é que todos deem uma pausa no período de trabalho e possam, assim, ser mais produtivos, tendo uma atenção melhor para executar as atividades. A meditação é uma ótima tática a ser adotada, pois já são comprovados cientificamente os benefícios para a saúde mental e física. A Facto apostou nisso, e a equipe elogiou, dizendo se sentir melhor depois do início do projeto. Essa pode ser uma ótima sugestão de atividade a ser implementada em outros locais de trabalho. Também trabalhamos com gamificações de recompensa. Por exemplo, existe um quadro de metas, e de acordo com a porcentagem daquelas que forem cumpridas, são disponibilizadas recompensas para a equipe. Isso ajuda a manter a constância e a produtividade, pois alimenta as necessidades de uma empresa mais harmônica em relação aos resultados esperados.

Portanto, algumas dessas táticas podem ser aplicadas em empresas para que o ambiente organizacional possa ser trabalhado de maneira mais efetiva, assim como o engajamento do grupo. 

Ficou interessado ou ainda tem dúvidas de como motivar sua equipe? Chama a Facto!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page