Texto por Daniel Santos e Luana Lima Arte por Luiza Dantas
Desde os últimos meses, todos os países têm passado por um período preocupante e cheio de incertezas em relação ao futuro.
A crise do novo coronavírus, sua alta transmissibilidade e suas consequências na saúde física e mental da sociedade alarmam não só as autoridades, mas também os empreendedores.
Para minimizar a disseminação do vírus, órgãos de saúde mundiais recomendaram evitar ao máximo a circulação de pessoas.
Com exceção dos serviços essenciais, o comércio foi afetado, já que fechou suas portas durante tempo indeterminado, o que pode implicar em danos financeiros e demissão em massa.
Por outro lado, empresas ao redor do mundo estão tentando se adaptar com bastante inovação, criatividade e estratégias à situação. Isso está sendo feito a partir da grande heroína dos negócios em tempos de crise: a comunicação digital.
Tornar empresas capazes de passar por situações como essa e ainda usar o contexto a seu favor é o que chamamos de Marketing de Oportunidade.
Mas o que isso quer dizer?
Mercado Livre, Nike e LinkedIn são exemplos de empresas que conseguiram se adequar muito bem à nova realidade ao modificar o posicionamento da marca. Assim, chamaram atenção para os seus perfis nas mídias sociais, ao promover mudanças que conversam com o cenário atual, o que leva a maior engajamento e interação de seus seguidores.
A maioria das empresas já percebeu a relevância do meio digital na hora de traçar estratégias de marketing, por isso aproveitam cada vez mais oportunidades como essa para promover repercussões positivas e fixar a marca no imaginário do público.
Logotipos de marcas mundiais alteradas devido à pandemia do novo coronavírus. Fonte: Reprodução /Internet
Para além de transformações na identidade visual, existem ótimas táticas que garantem maior fidelização do público e associações positivas às marcas. A prolongação do programa Big Brother Brasil 20, realizada pela Globo, e as lives musicais, produzidas por diversos artistas nos últimos dias, são bons exemplos de como favorecer a imagem do seu negócio.
Mas, cuidado!
Seja honesto com você mesmo e com sua empresa. Não haja por modismo, lembre-se de se manter fiel ao contexto. “Como assim?” Esteja atento para que a estratégia traçada faça sentido para sua realidade e seja coerente com a postura da sua marca. Vejamos, por exemplo, o caso do McDonald’s, que alterou seu logotipo na onda de outras empresas e gerou uma repercussão negativa na mídia. A empresa não está agindo de forma coerente com a ação, não estão oferecendo licença médica paga durante a pandemia, por exemplo. Ou seja, possuem um posicionamento totalmente diferente da mensagem de precaução da logo.
Mudança de logotipo realizada pelo McDonald’s durante o período de distanciamento social. Fonte: Reprodução /Internet
Ilustração da repercussão negativa frente a alteração visual da marca. Fonte: Portal Publicitário /Instagram
Por isso, é importante estudar a fundo as melhores estratégias na comunicação, bem como contratar profissionais da área para garantir que o que esteja sendo executado terá maiores chances de ser ético e efetivo, além de trazer resultados positivos à marca.
3 dicas para começar a aplicar o Marketing de Oportunidade na sua empresa
Acompanhe as atualidades
Esteja a par das principais notícias e assuntos do momento, tanto nos jornais, quanto na web, pois é a partir deles que você saberá como aproveitar o momento da melhor maneira.
Fale a língua do seu público
É muito importante saber a melhor maneira de se comunicar com seu público focal. Isto é, conheça quem são os consumidores, as dores, as gírias e os comportamentos. Procure produzir conteúdos direcionados e personalizados para alcançar seu objetivo de forma mais eficaz.
Seja criativo
Lembre de explorar sua criatividade! Conteúdos originais tendem a ser mais atrativos e melhor recebidos pelo público. Processos criativos como “chuva de ideias” e design thinking (o qual já contamos um pouco sobre aqui no blog) podem ajudar a desenvolver a criação de artes e estratégias.
O Marketing de Oportunidade é a sua chance de captar clientes e amenizar os prejuízos do seu negócio causados pela crise do novo coronavírus.
O que acha de fazermos isso juntos?
A comunicação salva o seu negócio.
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