Cinco dicas de como usar o Instagram para impulsionar sua empresa.

Há oito anos, o Instagram surgia para usuários da Apple e ninguém nunca imaginaria que a rede social alcançaria um boom tão grande. Tudo começou a ficar mais claro em 2012, quando os aparelhos Android já podiam fazer o download do aplicativo. O Instagram, com o tempo, passou a sofrer mudanças muito positivas, como a opção de postar um vídeo com duração de um minuto e não mais de 15 segundos, os stories, ferramentas de compartilhar e salvar publicações, além da possibilidade de criar uma conta comercial.

Que atire a primeira pedra quem não segue uma conta comercial no Instagram! Lojas de roupas (principalmente brechós), acessórios para celular, comidas saudáveis, maquiagem, eletrônicos…enfim! Dentre os um bilhão de usuários, no mundo todo, que o Instagram possui, mais de oito milhões são contas comerciais. A rede social se tornou um diferencial, um atrativo, uma estratégia de marketing que não pode passar despercebida. Posts no Instagram têm dez vezes mais engajamento do que no Facebook. Então, por que não criar uma conta e estar cada vez mais próximo de todos esses usuários?

Os primeiros passos para alavancar seu trabalho no Instagram:

1 – Utilize fotos autorais e de qualidade

A moda agora é fazer um “feed organizado”. O feed são todas as publicações que ficam reunidas na sua conta do Instagram. A organização para muitos não faz tanta diferença, mas, se você quer se destacar, basta criar harmonia! Use um filtro só em todas as fotos, tire fotos de boa qualidade, crie artes em programas de edição, organize por cor ou até mesmo faça mosaicos!

A dica essencial é usar fotos bonitas, pois os seus seguidores merecem conteúdos interessantes. Quantas vezes você já deu unfollow – parou de seguir – em um perfil que só tinha fotos de má qualidade?

Foto: Reprodução/Instagram (@meliuzoficial)

Foto: Reprodução/Instagram (@cervejariacriolina)

Foto: Reprodução/Instagram (@luciatolleroficial)

2 – Saiba o que escrever

Invista na legenda! Ela faz toda a diferença. Curta, objetiva e cheia de conteúdo. Não vai querer um texto prolixo falando sobre definitivamente nada, né?

Defina seu público-alvo e escreva para ele. Se o público for jovem, escreva textos diferentes e com gírias, mas não exagere. Para seguidores de todas as idades, seja informal na medida certa. Depende muito do que você vende e das pessoas que procuram a sua marca. O seu serviço diz muito sobre como você deve descrever isso para o consumidor.

Foto: Reprodução/Instagram (@starbucksbrasil)

3 – Pense e Planeje

Faça uma planilha no computador, demande tarefas, poste com frequência e analise os principais horários que as pessoas estão on-line. Essa parte é o coração do marketing. E se quiser ganhar engajamento, seguidores e fazer com que as pessoas comprem o que você vende, se esforce!

O Instagram oferece uma ferramenta para tornar o processo ainda mais fácil: a conta comercial. Nela há as análises de todas as postagens, porcentagem de engajamento, alcance, quantas pessoas compartilharam os posts, e ainda há a opção de fazer promoções e pagar por anúncios.

Foto: Ideal Marketing

Sem planejamento, ninguém vai para frente. A organização deve ser a alma para que tudo dê certo no final.

4 – Seja criativo!

Seja criativo nas legendas e nas fotos, crie uma identidade com o leitor. Isso pode ser feito com mais frequência por meio dos stories, um recurso do Instagram que milhares de pessoas usam para mostrar o dia a dia. E se você mostrar a rotina do seu trabalho e da sua empresa? Isso cria uma certa intimidade com o usuário e uma interação muito maior, pois ele vai querer ver os stories com mais frequência.

Faça sorteios, interaja, responda os comentários, use hashtags e faça vídeos. São inúmeras as possibilidades de fazer algo diferente todos os dias no Instagram. A parte mais legal é ser recompensado por isso: receber retorno dos usuários, comentários gentis e engajamento forte.

5 – Use os aplicativos certos para dar uma mãozinha

Por último e não menos importante: utilize aplicativos paralelos para te ajudar. O Instagram não tem uma variedade de filtros ou um editor próprio de vídeo, por isso, ter alguns editores é um diferencial. Se você não domina o Photoshop, há outros aplicativos para celular que são tão eficientes quanto. Como o VSCO, Snapseed, Photo Grid, Canva e o Lightroom. Existe também o Adobe Comp, um aplicativo super compacto, intuitivo e rápido para criar muitas artes legais. Inclusive, o programa oferece a possibilidade de enviar o projeto para o Photoshop ou o Illustrator.

Fonte: Medium

Por último, uma dica que caiu do céu. O Instagram não tem uma ferramenta para programar postagens e te deixar despreocupado, mas há um site que faz isso: o Postgrain. Além de agendamento, a página traz relatórios de marketing e possibilita a troca de mensagens diretas entre os usuários e a conta em questão.

Os recursos são bem bacanas para quem quer inserir a marca em uma rede social que não para de crescer!

Texto por Isabela Oliveira.

Arte por Isabella Silveira.

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