top of page

The Daily e o futuro dos jornais

A cada passo que a tecnologia avança, mais é discutido o futuro incerto dos meios tradicionais de comunicação. Com a criação dos tablets, essa discussão tornou-se ainda maior e muitos apontam que os jornais estão com os dias contados, uma vez que é cada vez menor o número de leitores do material impresso. Mas há quem pense um pouco diferente.

Uma destas pessoas é o bilionário australiano Rupert Murdoch. Ele é dono da News Corporation, grande conglomerado de comunicação, detentor de empresas como o canal de televisão Fox e os jornais The Times, The Wall Street Journal e The New York Post.

Após o fracasso da compra do Myspace, Murdoch investiu cerca de 30 milhões de dólares na criação do primeiro jornal exclusivo para o Ipad, o The Daily. O canal oferece conteúdos informativos de diversas áreas, como uma revista. O diferencial proposto, no entanto é a maior interação que o leitor pode ter com as informações, já que pode postá-las em redes sociais, ver vídeos, infográficos e fotos, além de dispor de aplicativos exclusivos para assinantes.

Alguns especialistas não acreditam no sucesso do projeto, já que consideram as informações disponíveis gratuitamente em sites da internet suficientes para informar o público, sendo desnecessária a assinatura paga do material. Outro ponto fraco é a atualização feita apenas diariamente, diferente dos sites atuais, com notícias imediatas.

Em contrapartida, o The Daily possui importantes atrativos. O principal é a assinatura do veículo. Diferente das demais publicações para Ipad, cobradas por edição, o novo canal é assinado semanalmente, pelo preço de 0,99 dólares (cerca de R$ 1,63). Esta vantagem é considerada primordial, uma vez que a Apple costuma exigir que os veículos de comunicação cobrem por edição publicada para o tablet da marca, o que gera constantes críticas.

Outro fato que beneficia a nova publicação é a qualidade de seus funcionários. O quadro de colaboradores conta com cem profissionais oriundos de grandes jornais, revistas e empresas de comunicação, o que atribui maior credibilidade ao conteúdo publicado em relação a sites gratuitos de notícias e atrai um grande número de assinantes.

A experiência é ainda controversa, mas se levarmos em conta os feitos de Rupert Murdoch e Steve Jobs, o esperado é que haja consideráveis mudanças no modo de criar, publicar e vender as notícias daqui para frente e o The Daily pode ser um passo importante para essa evolução.

Por enquanto o The Daily está apenas disponível na App Store norte-americana, mas para entender melhor a publicação pode-se acessar o site http://www.thedaily.com/.

Por João Gabriel Amador

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page