Responsabilidade socioambiental: dever de todas as empresas

Por Carolyna Paiva 

Foi-se o tempo em que direcionar objetivos organizacionais exclusivamente para o âmbito econômico e dispensar a consciência socioambiental era suficiente para o sucesso de uma empresa. Esse pensamento obsoleto foi substituído pela visão moderna de que o mercado fica estável se está imerso em uma sociedade que também não se desenvolve. Para que ambos progridam, é preciso focar na responsabilidade social e ambiental.


A responsabilidade social e ambiental é o dever que a empresa assume de criar ações que, a médio e longo prazo, produzam resultados positivos, tanto para ela, quanto para a sociedade. Essa prática vai além do cumprimento de quesitos legais, pois se trata de esforços para desenvolver o meio no qual a organização está inserida.

Embora essa consciência seja indispensável às empresas, pouco tem sido feito de fato. O Relatório Global de Sustentabilidade Empresarial 2013 pesquisou cerca de 2 mil empresas em 113 países e constatou que, embora haja metas e políticas voltadas para esse foco, ainda falta aplicação. Foi verificado que 65% das empresas pesquisadas desenvolvem políticas de sustentabilidade, entretanto, apenas 35% dos gerentes recebem treinamento para integrar a sustentabilidade nas estratégias e operações organizacionais.

Ainda assim, observa-se que várias empresas brasileiras, aos poucos, destacam-se nesse universo sustentável. O site da Revista Exame elencou 20 empresas modelo em responsabilidade socioambiental (http://goo.gl/0zj07L). Entre elas, por exemplo, estão Natura, Amanco, Bradesco e Unilever, organizações que conhecem a importância de valorizar esse aspecto no campo empresarial. Confira o case “Inovação e Desenvolvimento Sustentável” produzido pela Natura:




Para as Empresas Juniores (EJs), despertar os membros para essa responsabilidade também é primordial. A fim de incentivar o impacto das empresas sobre a sociedade, são realizados eventos com o tema Responsabilidade Socioambiental e ações que buscam conscientizar, gerar reflexão e sensibilizar os empresários juniores para o tema.

Hoje, responsabilidade socioambiental é requisito para todas as empresas que almejam resultados positivos no mercado mundial. Essa conscientização deve ser incorporada e difundida ao longo do processo produtivo, de modo a engajar todos os indivíduos envolvidos. O pensamento sustentável é a base para o desenvolvimento pois, sem a preservação dos ecossistemas e construções sociais, não há como estruturar e garantir a manutenção do complexo empresarial.



Ações da Concentro, Federação das Empresas Juniores do Distrito Federal, para incentivar a responsabilidade social das EJs


#responsabilidadesocioambiental #impactosocial #DesenvolvimentoSustentável #RelatórioGlobaldeSustentabilidadeEmpresarial #empresáriosjuniores #SábadoJúnior #MovimentoEmpresaJúnior

0 visualização

Sobre nós

Funcionamento

Segunda a sexta

das 14h às 18h 

Venha nos visitar

UnB, Campus Darcy Ribeiro, ICC Norte, bloco A, térreo, FAC, sala AT-636, Asa Norte, Brasília.

linkedin (1).png
behance.png
instagram (1).png