Rebranding de marca

Atualizado: 6 de ago. de 2021

Texto por: Tainá Alves

Arte por: Ana Clara Araujo


O que é?


Rebranding é o ato de reformular e/ou atualizar a marca no mercado. Isso consiste na mudança de alguns pontos do Branding como: a estratégia de marketing, posicionamento no mercado ou simplesmente a sua identidade visual. Essa mudança pode variar de acordo com a necessidade, chegando até a uma possível reestruturação completa e radical do negócio.


Quando realmente é necessário?


A mudança é necessária caso a proposta da marca já não seja mais compatível com os valores, metas e estratégias da empresa, assim como alterações do público, posicionamento de marca e mudanças no segmento de mercado.


O principal objetivo do Rebranding é mudar a percepção do público sobre a marca, sendo assim é necessária uma nova estratégia de posicionamento da marca.


Posicionamento de marca é a forma em que a empresa se posiciona no mercado, ou seja, as suas ações, valores e características como organização.


Para isso, trouxemos algumas dicas:


  • Primeiro identifique onde está o problema, para isso faça um diagnóstico.


  • Crie uma nova estratégia para o posicionamento de marca de acordo com a sua dor. Esteja presente e certifique que a sua mudança está sendo vista pelo seu público.


  • Desenvolva uma nova identidade visual caso precise, sem perder o conceito raiz da sua empresa. Cuidado com a desassociação da sua marca!



Exemplos:


Skol










Provavelmente você lembra das antigas campanhas da Skol que relacionavam a sexualidade das mulheres à venda da cerveja, pautas extremamente machistas em suas falas.


Como já sabemos, com o passar do tempo a Skol fez um Rebranding e com isso um novo posicionamento de marca surgiu. Agora, em prol do feminismo e a favor de investir em assuntos relevantes para a sociedade, ela elabora suas campanhas com um novo viés.


Essa proposta foi uma grande e lucrativa reviravolta para a empresa no mercado, fato que ajudou a marca a evitar uma contínua má reputação e favoreceu o seu crescimento no segmento atuante.


Burger King












Outro exemplo é o Burger King, que fez um Rebranding recentemente, tendo como objetivo atualizar a marca com base no desenvolvimento da empresa durante os últimos 20 anos no mercado. Além disso, a marca também obteve algumas melhorias nos seus produtos, sabores e realizou a remoção de ingredientes com o uso artificial.


Nessa nova fase, a empresa optou por traços minimalistas, com uma logomarca mais simples e moderna. A empresa também optou por cores estratégicas, como o marrom. Ele remete ao churrasco/grelha, método de preparo do hambúrguer.


Pronto para começar as criações? Reformule a sua marca com a gente! Mande uma mensagem.


46 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo