top of page

Profissionalização e mercado de trabalho na faculdade

Por Pedro Alves

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente. Por isso, já no início do curso de graduação, é grande a ansiedade dos universitários por começar a praticar, de alguma forma, a profissão que escolheram exercer. Muitos não se sentem satisfeitos com a divisão entre teoria e prática do curso, e buscam alternativas para entrar mais cedo no mercado. A opção mais convencional são os estágios, porém, algumas faculdades não sentem que os alunos estejam aptos para esses cargos desde o primeiro semestre.

A Faculdade de Comunicação da UnB (FAC-UnB) permite que os estudantes do curso de Comunicação Social estagiem a partir do sexto semestre. Essa é, inclusive, uma pauta em debate na Faculdade, que pensa em permitir o estágio um semestre mais cedo. Ainda assim, os alunos no início do curso têm que buscar outras opções de profissionalização. Nesse ponto, a UnB oferece diferentes escolhas.


As Empresas Juniores (EJs), como a Facto, são uma dessas opções. Na UnB já existem mais de 25 EJs que abrangem diversos cursos. Nessas empresas, que aceitam alunos desde o primeiro semestre, os membros recebem treinamento sobre a área de atuação, e realizam tarefas que muitas vezes não podem realizar em estágios. O trabalho não é remunerado, mas oferece uma boa oportunidade de aprendizado pra quem já quer entrar no mercado.

Outra maneira de praticar o que se aprende na sala de aula são os projetos de extensão.  Hoje, na UnB, existem mais de 120 desses projetos. Aqui, os estudantes geralmente trabalham em trazer melhorias à sociedade na área em que estudam, e podem receber bolsa financeira pela participação nessas iniciativas.  Para aqueles que tem interesse em trabalhar na área acadêmica, ou então querem se aprofundar sobre um assunto, os Projetos de Iniciação Científica (ProIC) também são uma ótima opção.

Monitorias, o Projeto de Educação Tutorial (PET), Intercâmbios, entre outros, também são alternativas de profissionalização e aprofundamento profissional oferecidos na UnB. Portanto, se você está começando um curso na Instituição, conheça mais sobre as oportunidades que ela oferece e as aproveite desde o início.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page