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Foto do escritorFacto Agência

Por que ter um blog?

Por Karina Ferreira

Liberdade de expressão, busca por conhecimento, facilidade e, em alguns casos, a visão singular do cidadão sobre a notícia. Esses são alguns motivos dados por quem se utiliza dessa plataforma. Os blogs são páginas da internet que possibilitam a publicação de diversos conteúdos, com uso de textos, imagens, músicas e vídeos. Há aqueles que são dedicados a um assunto específico, e outros de âmbito geral, e eles podem ser mantidos por uma ou várias pessoas, ou por organizações.

A palavra blog é resultado da simplificação do weblog, justaposição de outros dois termos. Web significa rede, no caso da internet, enquanto log corresponde ao registro de atividade ou desempenho regular de algo. Pode ser visto, a partir da tradução, como um diário online. Porém, o blog ganhou dimensões bem maiores, por ser uma plataforma de fácil acesso.

Um exemplo disso, as páginas que são verdadeiros retratos da realidade, nas quais, muitas vezes, o cidadão comum se torna jornalista ou referência em determinado tema.  A blogueira cubana Yoani Sánchez, por exemplo, é conhecida mundialmente por seus textos publicados no ‘Geracion Y’ (em espanhol). O blog retrata a realidade de um país conhecido por seu regime ditatorial e pela falta de liberdade de expressão.

Essas ferramentas também podem servir como entretenimento, seja para o público, seja para o autor. ‘O vestido de 10 reais’, da brasiliense Maíra Morais, é um desafio fotográfico e seu objetivo é que diversas mulheres sejam fotografadas, em difere­­­ntes ambientes, com o mesmo vestido comprado em um brechó.

Além disso, estas páginas virtuais ganharam uso na área comercial também, onde muitas empresas e organizações têm investido.  Os blogs corporativos, como são conhecidos, geralmente trazem assuntos referentes à linha de atuação da empresa e/ou organização, e têm o objetivo de se aproximar de seus consumidores. Para tanto, utilizam uma comunicação descomplicada, interativa e instantânea, além de demonstrar domínio do conteúdo, sendo também uma forma de divulgação. O Blog da Facto é um exemplo, com temas relacionados à comunicação e ao jornalismo, além de ser regularmente atualizado.

Os blogs permitem publicações sem limites de caracteres, além de comentários dos leitores. E seja na forma de diário online, retrato político, desafio fotográfico ou forma de divulgação, eles têm resistido ao tempo e à novas tecnologias, mídias e redes sociais.

Confira mais argumentos a favor dos blogs no vídeo abaixo:

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