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O que é Marketing?

Por Édila Maria

A expressão marketing, além de pertencer à esfera de negócios, é muito utilizada na esfera social. É comum ouvir as pessoas comentarem “isso é apenas uma jogada de marketing” ou “é preciso fazer marketing”. Porém, muitas delas não sabem o verdadeiro conceito e aplicabilidade dessa expressão.

Primeiramente, para um melhor esclarecimento, marketing não é apenas:

1-Aparecer na mídia: Não se restringe a dar grande visibilidade a algum produto, serviço ou ideia nos diversos meios de comunicação. Isso é apenas uma estratégia.

2- Venda: A venda é instrumento usado pelo planejamento, criando um intermédio da relação produto e cliente, com o objetivo de incentivar a compra e receber um feedback direto.

3-Promoção: É comum o uso minimizado do conceito de marketing considerando apenas a propaganda e a publicidade. Esses dois componentes servem para promover uma ideia, produto e/ou serviço. Eles nem sempre são necessários e demandam muitos recursos financeiros.

4-Telemarketing: Algumas empresas limitam a comunicação com o cliente através apenas do telemarketing. As pessoas geralmente rejeitam a esse meio quando ele é insistente, e acabam por não comprar o produto oferecido.

5- Panfletagem: Em alguns casos esse método de publicidade pode dar certo, porém há organizações que ainda investem somente em panfletos. Assim, correm o risco de conseguir pouca divulgação e deixam de usar outros instrumentos que poderiam ser mais adequados ao produto ou serviço.


Segundo Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas na prática do marketing e consultor de grandes empresas, marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, serviços e bens para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Esse processo é benéfico para conhecer e atingir o público de uma empresa de forma direta e indireta.

No marketing, não é aplicável a ideia de enganar todos ao mesmo tempo, pois não há soluções fáceis, rápidas e de baixo custo. O planejamento deve ser simples, organizado e bem definido, respeitando os fundamentos do marketing: mercado, segmentação, necessidade do cliente, satisfação do cliente, produto, serviço e pesquisas.

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