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O que andam falando da sua empresa?

No mundo dos negócios, a preocupação com os serviços ou produtos oferecidos aos consumidores não é suficiente. Uma empresa precisa estar atenta à imagem que transmite à sociedade, seja por meio de seus valores, conceitos ou ações de responsabilidade sócio-ambiental.

Inseridas em um ambiente altamente competitivo, submetidas a ataques da concorrência e à instabilidade do mercado financeiro, as organizações buscam formas alternativas para se destacar diante da concorrência. Além disso, as instituições devem estar em constante adaptação para acompanhar as mudanças de seus consumidores. Eles já não se preocupam apenas com o retorno que terão com o investimento realizado, se esse é satisfatório ou não. Os consumidores também se preocupam com as ações de responsabilidade de uma empresa.

O Marketing Institucional trabalha com diversos stakeholders, ou seja, todos os públicos com que uma empresa se relaciona. Ele é usado para trabalhar a idéia que envolve uma marca, um produto ou uma instituição. E, conseqüentemente, garante o fortalecimento da imagem institucional perante os públicos de interesse.  

           Dessa forma, Marketing Institucional não se restringe a vendas ou à imagem da empresa em si. Os objetivos de seu uso são variados:

  1. Mobilização social para difusão de idéias;

  2. Fortalecimento ou recuperação da imagem da empresa ou produto/serviço (gestão de crises);

  3. Sustentar apoios econômicos às organizações sem fins lucrativos;

  4. Reforço institucional ao marketing convencional de bens e serviços.

Portanto, é de responsabilidade do Marketing Institucional a manutenção e sobrevivência de uma instituição. Ele utiliza diversas ferramentas do marketing tradicional e de comunicação para fortalecer a imagem de uma empresa. Existem várias formas de Marketing Institucional, dentre elas, marketing social, cultural, político, religioso, ecológico, turístico e esportivo. Esses segmentos são utilizados de acordo com o conceito que a empresa quer passar.

Quando aplicado em sintonia com os ideais e valores do empreendimento, o Marketing Institucional proporciona grandes vantagens competitivas e diferenciais para as empresas. Essas passam a conhecer profundamente seus públicos, identificando suas necessidades e dedicando-se a atender às expectativas desses públicos. Assim, a empresa garante a aproximação de todos os stakeholders, se destaca da concorrência e conquista a preferência do consumidor.

Por Laís Pimenta

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