O corpo comunica?

Essa pergunta pode deixar dúvidas, mas o corpo comunica sim – isso é um fato. Você deve estar se perguntando: o quê? Quer dizer que o corpo fala? Exatamente! Para esclarecer o questionamento, leia um pouco sobre comunicação corporal.

Existem dois tipos de comunicação: a verbal e a não verbal. A verbal, como o nome diz, vem de verbo, ação. Logo, nesse modelo comunica-se por meio de palavras e sons. Já a não verbal é feita pelo corpo: envolve gestos, postura, roupas e até mesmo a entonação da voz. Contudo, fique atento! Uma não substitui a outra, elas são complementares; quando as duas formas estão alinhadas significa que uma comunicação clara e efetiva é transmitida.

Para entender um pouco mais sobre a comunicação do corpo, fica a pergunta: o que é linguagem corporal? É simplesmente tudo o que o corpo comunica sem utilizar a fala, desde roupas até gestos. Segundo Allan e Barbara Pease, autores do livro “Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal”, 93% da comunicação humana é feita por expressões faciais e movimentos do corpo.

O jeito que alguém anda, senta e age quando fala com outra pessoa são características capazes de mostrar a personalidade do indivíduo, assim como ele se sente em determinado momento. Agora, para desvendar a linguagem corporal aqui vão quatro passos básicos que, segundo Rafael Bitter, Diretor de Projetos da Domani – empresa júnior de Relações Internacionais da UnB – são necessários para fazer uma boa avaliação corporal.

Definir padrões é a primeira etapa: antes de avaliar observa-se as características comuns da pessoa, o que ela costuma fazer sempre. Verificar três ou mais gestos também é importante; é errado chegar a uma conclusão sem avaliar vários aspectos. Sempre devemos pensar no contexto no qual a pessoa está inserida antes de chegar a um resultado. Por exemplo: em uma entrevista de emprego é normal o indivíduo estar nervoso – consequentemente, ele irá suar.

Por último, é necessário perceber se os gestos concordam com a fala. Se a pessoa diz que está aberta a opiniões e, enquanto fala, realiza o gestos de corte com as mãos, ela está delimitando algo, ou seja, os movimentos dela não concordam com as palavras. Todas essas características tornam possível a avaliação corporal de um indivíduo.

Já que a linguagem corporal indica tanta coisa, será que podemos descobrir quando alguém está mentindo? A resposta é sim. Para isso, conheça a parte do corpo mais sincera. Pode não parecer, mas o pé é a mais verdadeira ele expressa o que você sente. Sabia que quando alguém não está gostando da conversa ou está com pressa os pés estarão apontados para a porta? Porém, quando for avaliar isso em alguém, lembre-se de antes ver se esse não era o padrão da pessoa. Já a parte do corpo mais traiçoeira são os olhos. As pessoas acreditam que eles são muito sinceros, por isso, normalmente os observam para descobrir se alguém está falando a verdade.

E aí, gostou de saber mais sobre linguagem corporal? Agora exercite a observação e desvende as pessoas ao seu redor!

Arte por Letícia Carvalho

Texto por Dayla Suênia

0 visualização

Sobre nós

Funcionamento

Segunda a sexta

das 14h às 18h 

Venha nos visitar

UnB, Campus Darcy Ribeiro, ICC Norte, bloco A, térreo, FAC, sala AT-636, Asa Norte, Brasília.

linkedin (1).png
behance.png
instagram (1).png