Um fim de semana nunca igual ao outro nas diferentes cidades por onde passa. Fãs reunidos em clima de festa acompanham cada movimento de seu piloto e equipe preferidos. Milhares de pessoas reunidas em torno de um único propósito fundamental: assistir a uma corrida.
Basta lembrar a última corrida de 2008 de Fórmula 1 em que o piloto brasileiro Felipe Massa perdeu o título do campeonato para o inglês Lewis Hamilton literalmente na última curva, para poder se afirmar que o automobilismo pode ser considerado um dos esportes mais intensos que existe. Intenso não só no sentimento, mas também, na quantidade de pessoas e de dinheiro proveniente de patrocínios. O patrocínio é uma ação promocional que contribui para o alcance dos objetivos estratégicos de marketing da empresa, em especial no que se refere à imagem corporativa, promoção da marca, posicionamento do produto e promoção de vendas. Por meio do patrocínio, as pessoas são impactadas em momentos de lazer e com menos resistência às propagandas.
A fim de que resultados positivos fora das pistas sejam alcançados, é necessário um excelente plano de ação que vise mantê-los. Vencer um campeonato não é sinônimo de patrocínio renovado. Para a maioria dos patrocinadores, sucesso na temporada consiste no resultado de seu patrocinado nas competições e em retorno de mídia. Assim, além das tradicionais ações de marketing que envolvem os 4P’s, algumas outras iniciativas são possíveis e indispensáveis para destacar uma marca no automobilismo.
Primeiramente, a imagem do piloto e de todos na equipe deve ser condizente com a imagem da marca que o patrocinador quer transmitir. Também é preciso padronizar o visual da equipe conforme a identidade das empresas patrocinadoras. Obviamente, o patrocinador que investir mais, terá direito a uma área de divulgação visual maior no carro e no uniforme do time.
É indispensável um excelente site institucional, a presença da marca em backdrops (painéis utilizados em eventos contendo as empresas colaboradoras e a logo da equipe) e a ação de se oferecer ingressos da corrida para pessoas de alta visibilidade social. Também, é altamente eficaz expor o veículo de competição em locais de grande concentração de pessoas como salões de automóveis e exposições de carros. Pode-se citar, ainda, a fixação de banners, lonas e adesivos nos boxes. Até mesmo realizações como apresentação da equipe e coletiva de imprensa são de extrema importância para que se crie uma familiarização entre o time e os jornalistas que cobrirão a temporada de corridas.
Portanto, há várias maneiras de se sobressair utilizando essas possibilidades que o esporte proporciona ou mesmo criar novas maneiras de ganhar visibilidade. Basta saber correr para se chegar em primeiro lugar.
Por Luciana Amaral
Consultora de Marketing & Negócios
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