top of page

Maneiras de roubar como um artista

Texto por: Beatriz Leal e Letícia Mirelly Arte por: Ana Laura Barros

Você deve estar pensando “roubar não é algo ruim?”. Sim, de fato é, mas roubar como um artista é uma ação inevitável e que fazemos inconscientemente. Ao contrário do que você imagina, esse roubo não é algo anti-ético. Na verdade, além de ser muito comum, é enriquecedor para a construção de projetos. Aqui, te daremos dicas sobre técnicas usadas no processo criativo abordadas no livro Roube como um artista de Austin Kleon.

De qual forma roubar como um artista?

Já admirou alguma obra e pensou em como ela era única? Bom, temos que lhe dizer que não existe nenhuma criação totalmente original. Como assim “nada”? Isso mesmo! Quando vemos algo bem produzido e que encanta qualquer olhar, pode ter certeza de que aquele determinado material é nada mais, nada menos do que a junção de várias outras referências! O artista esperto pega um pedacinho de cada obra que ele gosta para montar sua própria arte.

Essa técnica de usar referências do próprio repertório ou buscar inspirações está presente em muitos filmes, séries, livros, roupas e músicas que consumimos! Duvida? Pois iremos te provar.

Magia de referências em Harry Potter

Acontece que a autora J.K. Rowling transformou as aventuras de Harry, Ron e Hermione em um sucesso no mundo literário com inspirações de uma leitura feita durante sua adolescência: O senhor dos anéis. Com 450 milhões de cópias vendidas dos sete livros da saga, traduzidos para 73 línguas, a história de Hogwarts inspirou a criação de um parque temático nos Estados Unidos.

A escritora Connie Neal, autora de “The Gospel According to Harry Potter” (O Evangelho segundo Harry Potter), disse que “poderia montar um curso semanal de estudos bíblicos usando Harry Potter como ponto de partida.” Segundo Neal, “os livros sobre ele constituem uma mina de ouro de verdades bíblicas se você os olhar sob esse ponto de vista”.

Colecione boas ideias

Agora que você entendeu que para ser um criador incrível depende da sua própria bagagem cultural, nada mais justo que colecionar boas referências. Achou uma ideia legal? Guarde-a com carinho para usar depois! É claro que esse processo depende muito do seu esforço, então não tenha medo de praticar sua curiosidade: pesquise, pergunte, investigue mais a fundo.

Tire o coelho da cartola

Para inovar, você tem que experimentar novas possibilidades. Não é comum tirar um coelho da cartola, mas se você pesquisar sobre esse truque de mágica, vai perceber que não tem nenhuma magia, é apenas algo feito a partir de perspectivas diferentes. Na arte, é possível fazer o mesmo. Às vezes o que você precisa para dar magia a sua obra é sair dos meios convencionais de criação. Que tal voltar um pouco no tempo? Explore o universo analógico: papéis, canetas coloridas, notas adesivas, lápis e borracha.

(imagem: FreePik)

Desligar-se um pouco do mundo eletrônico também é uma ótima escolha para quem busca inspiração. O costume de estar sempre diante de uma tela de computador ou smartphone pode acabar com a sua bateria criativa e fazer com que o momento de criação se torne algo maçante e cansativo.

É aí que aparece o temido bloqueio criativo, um dos maiores vilões para um artista. Para quebrá-lo, não tem muito segredo: saia da rotina, alterne entre o mundo digital e o analógico, experimente novos métodos de criação e se desafie a criar com materiais que você normalmente não usaria.

Cuide do seu lar criativo

(imagem: FreePik)

Para todo o trabalho fluir bem, é necessário que você esteja bem. Ter um hobby, praticar exercícios, boas noites de sono e alimentação saudável são hábitos que devem ser colocados em prática para manter o bom funcionamento do seu lar criativo: você.

Além disso, tenha um calendário organizado com as demandas, saiba filtrar suas ideias, admire o trabalho alheio e lembre de não se cobrar muito (perfeccionismo não pode se tornar um problema na sua vida). Hugh MacLeod uma vez disse: “a melhor maneira de conseguir aprovação é não pensar nela”.

Costuma procurar referências para se inspirar? Acompanhe a Facto Agência para mais conteúdos que auxiliam você a inovar e trazer sucesso a sua marca!

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page