Por Édila Maria
Os jovens têm usufruído de um novo tipo de mídia por meio das redes sociais. A tendência, agora, é utilizar aplicativos de compartilhamento de vídeos através do Instagram ou do Vine. Os dois possuem, basicamente, a mesma função. Alguns diferenciais, porém, influenciam no modo como são utilizados.
Os vídeos produzidos através do Vine, aplicativo do Twitter, são limitados a seis segundos de duração. Para aproveitar cada segundo, os usuários têm procurado formas criativas para as postagens, como o uso de filmagens em loop (seguidas repetições das imagens) e produção de stop-motion. Ao final, o vídeo parece um gif animado, mas com áudio. O Vine é disponível para o sistema IOS e Android.
Veja alguns vídeos do Vine:
Para concorrer com o Vine, o Instagram lançou recurso para publicação de vídeos de até quinze segundos e com treze filtros customizados. O usuário pode escolher uma imagem do vídeo para virar a “capa” da produção quando postada na rede e pode editar a gravação também. O Instagram disponibiliza a ferramenta “Cinema”, útil para estabilizar as filmagens feitas em movimento. O aplicativo também está disponível para o sistema IOS e Android.
Veja também alguns vídeos do Instagram:
Como o Vine e o Instagram limitam o tempo da duração dos vídeos, a preferência pelo uso de cada um depende da intenção do usuário. O vídeo criativo ou cômico é mais adequado ao Vine. Caso o intuito seja contar uma história ou demonstrar alguma situação mais demorada e pessoal, o Instagram é mais indicado. Se o usuário ou empresa deseja engajar o público, é melhor optar pelo Instagram. Ele tem cerca de 130 milhões de usuários, enquanto o Vine tem 13 milhões.
O conforto do usuário também influencia na utilização dos aplicativos. “Mesmo achando o Vine mais legal, prefiro, por comodidade, o Instagram. O Vine é mais uma rede social para acessar e eu não tenho o hábito. Fico mais na tríade Facebook, Twitter e Instagram”, relata Matheus Miranda, estudante de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília.
Não se pode dizer qual o melhor recurso, pois cada um atende a necessidades diferentes e disponibiliza ferramentas interessantes para objetivos distintos. O especialista em mídias sociais Gary Vainerchuck compara o uso do Vine e do Instagram com outras redes sociais: “é mais ou menos como acontece, hoje em dia, quando há pessoas que são boas no Twitter e outras que são melhores nas atualizações do Facebook”.
E para você, qual o melhor aplicativo para vídeos?
Comments