Empreender agora!

Por Ana Tereza Libânio

Na sociedade atual, alguns profissionais preferem o serviço público em detrimento da carreira nas empresas privadas. Os concursos abertos em todo o país oferecem mais de 33 mil vagas para cargos diversos. Estabilidade, altos salários e horas flexíveis de trabalho são vantagens que o funcionalismo público oferece e que motivam profissionais a submeterem-se à burocracia e papelada em vez de se arriscarem a empreender.

O termo empreendedor foi criado pelo economista Joseph Schumpeter em 1945. Significa “indivíduo que dá início a uma organização”. Abrir um negócio demanda tempo. Portanto, o empreendedor deve buscar aquilo que lhe dá prazer, para que possa encarar o trabalho como uma diversão. Estar atento às inovações também é importante. Investigar, questionar, perceber o que ainda não foi feito e pensado.


Características como liderança, proatividade e determinação são fundamentais a quem deseja possuir um negócio próprio. Sonhar também ajuda (e muito!) e buscar referências também. Para um empreendedor visionário, inspirar-se é tão importante quanto gerir de perto a própria empresa. Richard Branson, fundador do grupo Virgin, afirmou certa vez: “uma mulher ou homem de negócio não é diferente de um artista. O que você tem quando começa uma empresa é uma tela em branco que deve preencher”.

Frases como “sou muito jovem para iniciar um negócio” ou “já estou no fim da minha carreira” não justificam o medo de empreender. Com uma pesquisa rápida, você descobrirá que Drew Houston e Arash Ferdowsi ainda estavam na faculdade quando criaram um dispositivo que, hoje, chamamos de pen drive. Ryan Cyroc tinha 52 anos quando decidiu expandir a rede de restaurantes fast-food dos irmãos McDonald – hoje, a maior rede mundial do seguimento. 

Se Steve Jobs tivesse se conformado com as invenções de sua época, o mundo não conheceria o iPhone, tecnologia portátil mais vendida da história. Ou então, se os estudantes americanos Larry Page e Sergey Brin se contentassem em pesquisar nas enormes enciclopédias impressas, o mundo não conheceria o maior site de busca online, o Google.  No fim das contas, empreender é uma questão de escolha. Já dizia Geraldo Vandré: “quem sabe faz a hora e não espera acontecer”!

#LarryPage #DrewHouston #SergeyBrin #carreira #ArashFerdowsi #SteveJobs #JosephSchumpeter #empreendedorismo #RyanCyroc #funcionalismopúblico #serviçopúblico #RichardBranson

0 visualização

Sobre nós

Funcionamento

Segunda a sexta

das 14h às 18h 

Venha nos visitar

UnB, Campus Darcy Ribeiro, ICC Norte, bloco A, térreo, FAC, sala AT-636, Asa Norte, Brasília.

linkedin (1).png
behance.png
instagram (1).png