DISC: Os Perfis Comportamentais

Atualizado: Jun 28

Texto por Ana Clara

Arte por Ana Clara


O Que Significa DISC?


A base da Teoria DISC foi inicialmente apresentada pelo psicólogo e inventor americano William Marston, em seu ensaio "As Emoções Das Pessoas Normais", publicado em 1928. Ele buscava entender como as pessoas são influenciadas de forma interna e externa a partir do ambiente em que se encontram. Foram apresentados, portanto, quatro perfis do comportamento humano: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C).


No âmbito interno, está a percepção do indivíduo em relação a si mesmo, enquanto os fatores externos dizem respeito à percepção do papel do indivíduo no ambiente. É importante destacar que a Teoria DISC não tem como objetivo encaixar as pessoas em um único padrão, visto que todos nós possuímos características diferentes de cada perfil, mas sim definir qual das letras é predominante em nosso comportamento. Esse conhecimento nos ajuda a entender padrões comportamentais individuais e de outras pessoas, promovendo o desenvolvimento em diversas áreas de nossas vidas.


O Papel da Mulher Maravilha no Desenvolvimento dos Perfis


Marston é também responsável pela criação dos quadrinhos de uma das mais famosas super-heroínas da atualidade. A Mulher Maravilha é um fenômeno, inspiração para meninas e mulheres ao redor do mundo. Mas, afinal, qual é a sua relação com os perfis comportamentais?

O psicólogo aplicou seus estudos e análises de comportamento na criação da personagem, que possui características marcantes de todos os quatro perfis, sendo assim a "super mulher". Os outros padrões também são explorados individualmente por meio de personagens secundários e vilões enfrentados pela protagonista ao longo dos quadrinhos. Marston é considerado por muitos alguém à frente de seu tempo por acreditar na ideia de que o mundo deveria ser controlado pelas mulheres, após concluir que, na maioria das vezes, elas carregam em si características que nos levariam a viver em um mundo mais equilibrado e com menos guerras.


Qual é a importância de definir padrões comportamentais?


A metodologia DISC vem sendo cada vez mais aplicada no meio corporativo por ser um instrumento de autoconhecimento, por meio do qual é possível reconhecer potencialidades, fraquezas, comportamentos e qualidades, grandes chaves para tomada de decisões mais coerentes. O mapeamento da postura dos membros de uma empresa em diferentes situações auxilia na alocação assertiva dos profissionais e no melhor gerenciamento e integração de times, o que torna o ambiente de trabalho mais feliz, saudável e bem sucedido.


Conheça as características principais de cada perfil:


Dominância: tomada de iniciativa, coragem, determinação;

Influência: poder de persuasão, empatia, boa comunicação;

Estabilidade: paciência, facilidade em seguir uma rotina, previsibilidade;

Conformidade: facilidade de obedecer ordens, cautela, disciplina.


E aí, o que acha de começar a aplicar os perfis comportamentais dentro das suas equipes?


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo