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Comunicação digital e horários nobres da internet

Por Marina Martins 

Mídias sociais como Facebook, Twitter e Blogs são ferramentas importantes e muito utilizadas na comunicação on-line. As facilidades que esse meio proporciona dá a comunicação digital cada vez mais espaço no mundo empresarial. Em pesquisa elaborada pela empresa de consultoria Deloitte, 70% das 302 empresas brasileiras abordadas usam Comunicação Digitalpara atingir o público-alvo e consumidores.

Esse novo meio de comunicação tornou-se essencial para o progresso das empresas, pois gera cada vez mais lucros e maior produtividade. Mas, de que maneira isso ocorre? A interação e troca de informação instantânea via internet aproxima o cliente e o atualiza sobre informações em tempo real.


Para realizar a comunicação digital da maneira mais efetiva possível, é preciso primeiro saber quando o público alvo está mais presente nas mídias sociais. Um estudo da Hi-Midia, empresa especializada em segmentação, realizado em junho deste ano, aponta o período das 19h às 22h como horário nobre da internet. 41% dos internautas estão online nesse horário, e a principal atividade dos usuários é a interação pelas redes sociais.

Em maio, o encurtador de links Bitly, que também realiza serviço de monitoramento, realizou pesquisa com os horários nobres do Facebook e Twitter. Na rede social Facebook, em média, os links postados entre 15h e 18h geram maior quantidade de cliques. O pico de engajamento no site foi registrado na quarta-feira entre 13h e 15h.  Já no Twitter, o período de maior atividade é de segunda a quinta-feira entre 11h e 17h. De acordo com o site, não é recomendado postagens após as 22h, principalmente nos finais de semana, já que a quantidade de acessos é muito baixa.

É interessante ter em mente os dias de mais acessos das mídias sociais, assim, temos maior controle de quando fazer determinada publicação. Porém, não podemos seguir esses dados tão a risca, uma vez que esses horários e dias são variáveis de acordo com os clientes e internautas. Seguir e estudar profundamente o público-alvo de interesse é, portanto, fundamental para que as postagens nas mídias sociais sejam efetivas e gerem o resultado acima do esperado.

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