Caso Ruffles e Paz no Rio: uso do gerenciamento de crises para preservar imagem positiva

Por Luisa Marini

A crise é a ruptura da normalidade, algo que não estava previsto e que pode ameaçar a imagem da empresa por alguma situação negativa. Muitas empresas não estão preparadas para enfrentá-las, pois as crises podem aparecer a qualquer momento. É muito importante estar preparado para esse tipo de problema, e, para isso, realizar bom gerenciamento de crise é fundamental para manter a boa reputação.

A Comunição é essencial para esse gerenciamento. Empresas que não estão preparadas para crises ficam desorientadas e acabam sem conseguir reverter o problema. O principal erro cometido é a lentidão.  A demora na resposta faz com que a mídia chegue mais rápido, e a imagem que fica é a negativa. Durante uma crise, deve-se comunicar a todos as ações que estão sendo tomadas.

Veja abaixo dois exemplos de cases que conseguiram superar o problema por meio do bom gerenciamento de crises:


#PazNoRio: Outro exemplo de gerenciamento de crise bem sucedido foi o case da FSB Comunicações com o governo do Rio de Janeiro. A cidade que vai receber as Olimpíadas de 2016 e a Copa de 2014 passou por crise em 2010 com a política de pacificação das favelas, adotada pelo governo estadual.

A ação gerou medo e preocupação para os cariocas. As etapas de retomada e estabilização dos morros, feita pela polícia, gerava tensão. A estratégia da FSB foi usar as mídias sociais para transformar o medo individual em causa coletiva, humanizando a atuação do Estado. Com a ajuda dos blogueiros e tuiteiros que moravam nas favelas e tinham grande influência no local, tudo foi noticiado com transparência e o orgulho de morar no Rio foi incentivado. Assim, aos poucos, a população se acalmou.

A escolha de usar a internet surgiu porque mais de cinco milhões de cidadãos tem acesso à internet no Rio. Os resultados foram muito positivos e a polícia recebeu grande apoio por parte da população. A hashtag no Twitter #paznorio alcançou 3.6 milhões de perfil, e o alcance no YouTube foi de 132 mil pessoas.

#crise #Ruffles #paznorio #Assessoria #twitter #gerenciamentodecrises

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