Branding: conceito e etapas

Atualizado: 6 de ago. de 2021

Texto por Tainá Alves

Arte por Ana Clara Araujo



O Branding é um termo inglês, vem de Brand (marca) que remete a movimento e transformação. Ele é um conjunto de ações estratégicas para a criação de uma marca.


Todas essas ações estão ligadas ao desenvolvimento da identidade da marca, como: diagnóstico, posicionamento no mercado, identidade visual e claro, o processo de pós-venda com a experiência do cliente.


Por que o Branding é importante?


Com o Branding a sua empresa desenvolverá uma identidade própria para se diferenciar das demais marcas do mercado, além de criar um bom relacionamento com os clientes e fidelizá-los.


Além disso, durante as etapas do Branding, será construída uma grande base de conhecimento sobre o seu público alvo, fator que facilitará o alcance das metas e resultados pretendidos.


Diagnóstico


O diagnóstico é a fase mais importante para a elaboração do Branding. Essa etapa consiste na análise do que realmente precisa ser feito no ambiente interno e externo da organização. Além disso, a etapa em questão também é fundamental para a criação das metas e estratégias.


Posicionamento de marca:

O posicionamento de marca é a maneira como a sua empresa será lembrada e reconhecida no mercado, afinal, a forma como ela será vista pelo seu público influencia diretamente a decisão de compra.

Primeiramente, é importante lembrar que posicionamento de marca é uma ação contínua, e, para gerar resultados, é importante se manter constante.

Como fazer isso?

É simples, de início você precisa estabelecer 3 pontos principais:

  • Qual é a sua proposta de valor;

  • Como isso diferencia você da concorrência;

  • Como a sua marca quer ser conhecida pelo seu público.

Com isso em mãos, você já pode construir a estratégia para colocar o seu posicionamento em prática.

Falando em posicionamento de marca, a Coca-Cola é um ótimo exemplo disso.


Com 135 anos no mercado, nota-se em comerciais e campanhas publicitárias a identificação do público com o que é mostrado e a estratégia adotada pela marca de provocar sentimentos como união, amizade e alegria. O grande objetivo é ativar lembranças de momentos entre amigos e familiares compartilhados com a marca.


Ou seja, a marca em si não vende apenas um produto, mas uma estratégia usada para associá-la a valores, sentimentos e memórias afetivas que se firmam na mente do público e provocam uma lembrança quase imediata com a marca.


Identidade visual


Ao criar uma marca, muitos empreendedores se limitam ao mito de que a identidade visual se baseia apenas na criação de uma logo.


Mas nem só de logo vive uma marca!


Para garantir o sucesso do seu negócio é preciso muito mais que um logotipo. Com a criação de um manual de identidade visual a sua empresa terá toda a construção básica para iniciar a criação do seu projeto, incluindo: paleta de cores, logo, suas variações, tipografias e outros elementos visuais.



Naming


O naming é a etapa de construção do nome da marca. Por mais simples que ela aparente ser, devem ser considerados seu objetivo, área de atuação, valores e o propósito da empresa. Um bom nome é aquele fácil de lembrar e que não sairá com facilidade da mente do consumidor.


Experiência do cliente


A experiência do cliente é a jornada dele desde o seu primeiro contato com a empresa até a decisão de compra do produto.


As diversas técnicas de vendas que vemos pela internet não servem de nada sem essa etapa!


A experiência do cliente, além de ser o que provavelmente irá definir a compra final do produto, também tem grande poder de influência no processo de fidelização de um público.


Por isso, é importante que toda marca tenha uma jornada do cliente, definindo seus passos antes, durante e depois da compra do produto.



O objetivo do Branding é transformar a sua ideia em um negócio com planejamento, partindo de objetivos e estratégias para crescer e se destacar no mercado!


E aí, vamos começar a criar? A Facto está mais que pronta para ajudar!


Você pensa, a FACTO cria!


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