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Assessoria X Publicidade

Por Pedro Alves

Assessoria de Imprensa ou Publicidade? Essa dúvida é comum na hora de escolher a melhor forma para divulgar uma empresa ou marca. Muitos não conhecem a atuação específica dos assessores de imprensa e, equivocadamente, os entendem por publicitários. No entanto, o trabalho destas duas áreas é bem diferente, e cada uma atende a objetivos específicos. A tabela abaixo explica o conceito individual delas:


A decisão sobre a forma mais eficiente para promover uma empresa, portanto, deve vir dos objetivos que se deseja alcançar. Se o propósito é construir imagem positiva a longo prazo, a melhor indicação é assessoria de imprensa. Apesar de os resultados desse serviço demorarem a aparecer e não garantir aumento em vendas para o cliente, eles criam credibilidade para a empresa. Mantida na mídia por meio de notícias, que passam pela análise de jornalistas, as informações costumam ter mais crédito que os anúncios.

Outro ponto positivo é que investimento em assessoria, geralmente, custa em torno de 10% a 20% do preço da publicidade.  No entanto, se o objetivo é aumentar as vendas de um produto de maneira rápida, a publicidade é mais indicada. Além de exibir as informações desejadas de maneira explícita, o anúncio publicitário é visualmente atrativo e atua sobre a psicologia do consumidor.

Enquanto a publicidade pode ser utilizada por qualquer interessado, já que todos podem demonstrar suas características e vantagens num anúncio, a assessoria de imprensa tem certas restrições. Nem todos os clientes tem valor-notícia para a sociedade, por exemplo, e não aparecem na mídia. Isso faz com que o serviço da assessoria de imprensa não seja sempre bem-sucedido.  É função do assessor, portanto, não apenas informar jornalistas sobre o serviço ou produto do cliente, mas encontrar conteúdo relevante para ser utilizado pelos veículos de comunicação.

A opção ideal para quem quer divulgar algo é alinhar publicidade e assessoria de imprensa. As duas áreas se completam e são a melhor maneira de comunicar com público, que recebe a mensagem de maneira direta e indireta. Quando essa alternativa não for viável, deve-se analisar as necessidades de divulgação e o foco que se deseja ter. Assim, fica mais fácil escolher o serviço que trará mais benefícios.

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