As Capas do Globo

Por Hermano Araújo

Estar atento ao mundo é condição inviolável no jornalismo. Qualquer profissional que trabalhe com informação deve ter alguma consciência da história, do espaço e dos processos ao seu redor, afinal, o planeta está incansavelmente em transformação. Cada país do globo vive contextos diferentes mas todos eles estão conectados. E uma boa maneira de dinamizar nossa visão de mundo é ler notícia.

Today’s Front Pages é um banco de capas de jornais do mundo todo. São por volta de oitocentas capas atualizadas diariamente e disponibilizadas de forma gratuita na internet. Da Nova Zelândia ao Canadá, é possível traçar um panorama das notícias mais relevantes do dia, a partir de jornais impressos de alcance nacional e internacional.

Além da busca pelo mapa, é possível classificar os impressos por região e conferir capas antigas arquivadas.


A iniciativa é do Newseum, um museu interativo de notícias e jornalismo localizado em Washington, D.C., nos Estados Unidos. Inaugurado em 1997 e transferido para uma nova sede em 2002, hoje o Newseum possui sete andares, quinze teatros, quinze galerias e dois estúdios de televisão.  Os quase 250.000 metros quadrados de construção abrigam cinco séculos de história da notícia aliados a estações interativas de alta tecnologia.

A missão do museu, que expõe curiosamente oito seções reais do muro de Berlim (cada uma com três toneladas), é educar o público a respeito da importância de uma imprensa livre numa sociedade democrática e, de quebra, contar importantes histórias sobre o mundo de maneira única e envolvente.

Fachada do Newseum, em Washington, D.C.


0 visualização

Sobre nós

Funcionamento

Segunda a sexta

das 14h às 18h 

Venha nos visitar

UnB, Campus Darcy Ribeiro, ICC Norte, bloco A, térreo, FAC, sala AT-636, Asa Norte, Brasília.

linkedin (1).png
behance.png
instagram (1).png