top of page

Vamos fazer uma notícia?

Por Mariana Rabelo

Quando a objetividade e imparcialidade dos jornalistas foram colocadas à prova, os acadêmicos logo começaram a estudar sobre o fenômeno do Newsmaking. Mas o que significa essa terminologia? Uma palavra tão assustadora apenas para traduzir o processo de produção da notícia. Isso mesmo. Como as notícias que conhecemos foram formadas e trazidas até nós. Ou seja, o newsmaking se ocupa de “práticas unificadas” que são úteis para essa fabricação.

Não é a primeira vez que ouvimos falar sobre como a mídia ou até os jornalistas interferem na nossa concepção de realidade. Até porque, dentre milhares de acontecimentos, temos apenas aquelas notícias. E daquelas notícias saberemos. A verdade por trás dessa “manipulação” está justamente nos conceitos que temos de notícia e na forma como ela é divulgada.


"RedeTV News". A redação é onde os jornalistas decidem as pautas e os assuntos para sair no jornal.

Redação do jornal “RedeTV News”.


Segundo Traquina (2005), “as notícias são o resultado de um processo de produção, definido como a percepção, seleção e transformação de uma matéria-prima (os acontecimentos) num produto (as notícias)”. Sim! As notícias são um produto. E a sociedade é o público preferencial. Portanto, antes de uma notícia ser veiculada, além dos vários critérios de seleção para averiguar seu valor-notícia, ela ainda deve passar pelo crivo do editor-chefe.

Apesar de sermos convidados à fábrica das notícias – ver  “Quando o personagem vira narrador” de Bianca Marinho – através das várias ferramentas propostas pela mídia e redes sociais, são os jornalistas que têm esse sentido mais apurado. Eles estudam para isso. Então, o que a sociedade especula partiu da decisão de alguém? Sim. Mas essa premissa já remete a outras teorias.

Pensemos, portanto, que a mídia nada mais é que um campo social que luta pela sua atenção, assim como os outros diversos campos a nossa volta. Até porque eles só existem porque você assim os determina. Seria muito fácil dizer que a visão turva dos indivíduos acerca do que os rodeia é causada pela mídia, o que, na verdade, é justamente o que os indivíduos demandam desses suportes, ou seja, essa questão da noticiabilidade.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page