O Vídeo Release é mais uma ferramenta de comunicação utilizada pelas Assessorias de Imprensa. Esse formato multimídia está cada vez mais fortalecido, uma vez que é uma excelente maneira de transmitir o conteúdo, garantindo alta visibilidade. Além de possibilitar uma maior propagação da mensagem a novas mídias, é ágil, sofisticado e agrega mais credibilidade às fontes. É versátil, atende às novas plataformas da web e, também, à TV.
As Assessorias buscam constantemente novas maneiras de divulgar seus clientes ou produtos, colocando-os em evidência. O Vídeo Release é um diferencial, garante a diversidade dos serviços prestados e a extensão do alcance. Sua divulgação pode ser feita no próprio website da empresa e, também, por meio do envio de newsletters aos meios de comunicação. Outro ponto importante dessa ferramenta, é que ela não se restringe ao público-alvo da instituição. Por estar inserida na rede, acaba atingindo também a outras pessoas que buscam por informações a respeito do produto oferecido, possibilitando a prospecção de novos clientes.
Um bom Vídeo Release é planejado e produzido no formato jornalístico. Ele precisa ser moldado de acordo com as características das mídias que irão recebê-lo. Mas primeiro, é fundamental dizer a verdade sobre o produto. O Vídeo jamais deve ser fantasiado, dito como algo que ele de fato não é. Por exemplo, apresentar o Vídeo como sendo apenas informativo ou opinativo, quando, na realidade, ele tem fins promocionais.
Em entrevista ao blog PR interview, o norte-americano John Bell, Global Managing Director da Ogilvy PR, afirmou: “O social media release com diversos recursos multimídias, além de links para vídeos, é claramente a onda do futuro”. Esse outro formato – Social Media Press Release – é mais completo ainda, tem como característica o envio de vídeos, podcasts, fotos, imagens, comentários, links, além do texto do release, tudo em conjunto. Isso mostra que as ferramentas multimídias estão em destaque no mercado de Assessorias de Imprensa. “Teremos muitas novidades quando as Assessorias de Imprensa começarem a pensar mais como fábricas de conteúdo”, completa Bell. Os Vídeos Releases estão completamente inseridos no novo tripé do Jornalismo: entretenimento, informação e prestação de serviços.
Vejam alguns exemplos:
Fontes:
Comments