Arte por: Luiza Dantas Texto por: Beatriz Leal e Letícia Mirelly
No momento em que você desbloqueou o seu celular, ligou o seu computador ou outro aparelho eletrônico para ler esse texto, já entrou em contato com ele: o design. E não é só por aqui que você se depara com processos projetados para solucionar problemas do dia a dia. Um designer pensou em formas de facilitar e resolver ações do cotidiano, por exemplo: a forma da escova de dentes, a disposição dos botões no elevador e, é claro, o marketing digital e as artes, com planejamentos para os posts que compõem o conteúdo consumido nas redes sociais.
Design e a comunicação
Na televisão, na parada de ônibus ou nas mídias sociais, as propagandas e os banners informativos utilizam da comunicação, estrategicamente pensada para prender a atenção do público em seus conteúdos. O design caminha lado a lado com a comunicação eficiente. Tudo que chega aos seus olhos foi pensado detalhadamente por um designer. É com o design gráfico que surgem posts criativos, capazes de instigar a curiosidade do leitor e possuir uma linguagem persuasiva, nos mínimos detalhes.
Tendências de design gráfico em 2020
Ao longo dos anos, são feitas modificações na forma de produzir um conteúdo visualmente e, assim como no mundo da moda, o designer gráfico testa novas possibilidades de agradar o público. As tendências sempre estão alinhadas com o que está acontecendo na sociedade e, logo, são baseadas em suas características, e mutantes o suficiente para se adequar ao novo.
O novo também pode ser o antigo
Algo que caiu no esquecimento e que ninguém imaginaria que poderia voltar, se torna o novo. Isso se confirma com uma das tendências de 2020: cores terrosas. Elas trazem uma sensação de vintage para o design. Com inspiração nos desenhos dos anos 50, composições com nuances de cores terrosas e ilustrações manuais são criadas por designers gráficos e da web. Elas trazem de volta a sensação de lar e o retrô na modernidade.
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Água mole, esboço feito, tanto bate até que… arte!
Como foi dito na série Vis a Vis: “Um líquido é um estado de matéria sem formato específico. Ele muda facilmente e molda-se ao seu recipiente. O corpo humano é 70% água”. Então, por que não utilizar os líquidos como meio de inspiração nas artes? Assim surgiu o uso de formas líquidas nas composições visuais, outra tendência de 2020. Geralmente, mesclada com cores vibrantes, gradientes e transparências, a liquidez traz além de naturalidade, movimento e criatividade. Ou seja, uma aparência suave às artes.
Imagem: Dribbble
Uma cor só
O uso do monocromático veio para mostrar que não é preciso complexidade para se tornar moda. Filtros e formas de apenas uma cor ganham espaço nos designs mais atuais e deixam a simplicidade predominar. Ao seguir uma paleta de cores análogas, é criada uma estética agradável, que destaca o texto como parte da composição visual.
Imagem: Rappipay
Arte de A a Z
A tipografia é a queridinha dos designers gráficos atualmente. Com infinitas possibilidades de combinação, as fontes são usadas não só para chamar os leitores para as mensagens mais importantes, mas também para dinamizar a leitura. Letras cursivas são misturadas com letras de fôrma e causam impacto visual, mas não é aí que para a brincadeira! Formas geométricas e até desenhos dividem espaço na tipografia artistica.
Imagem: Behance
Colagens: a brincadeira que deu certo
Em 2020, misturar o digital com o manual está em alta. As colagens dão ar divertido às artes e tornam-as mais informais. Os rabiscos e desenhos sobre fotos ou a junção de diferentes imagens prontas para compor uma nova, começou mais como uma brincadeira entre os ilustradores e, hoje em dia, virou algo profissional.
Imagem: Instagram
Imagem: Instagram
Criatividade por um fio
Mas no bom sentido! Dessa vez, é o fio que dá um toque especial aos posts. Usada em 2018 e 2019, essa tendência ganha força em 2020. As linhas dão ideia de continuidade, movimento e são ótimas para transmitir conceitos e mensagens. Também usada em animações e gravuras, a arte linear deixa o design mais elegante e limpo. A Facto já utilizou esse recurso no gerenciamento de mídias do @metododanuia, dá só uma conferida:
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