O que são técnicas de SEO e como utilizá-las

O que são técnicas de SEO e como utilizá-las

Chegar ao topo das pesquisas do Google é um dos objetivos da maioria dos sites. Isso pode ser possível com as técnicas de SEO. A sigla significa search engine optimization, que, traduzida do inglês, é a otimização da ferramenta de busca. Super auto explicativa. As estratégias têm como foco aumentar as visitas de sites para que eles tenham maior visibilidade nos buscadores. Existem diversas técnicas, das mais simples às mais avançadas. Usá-las fará com que os “robozinhos” do Google escolham os sites que aparecerão na primeira página de busca. É muita matemática e muito algoritmo, mas existem estratégias super simples.

Palavra-chave

A primeira coisa a se fazer é escolher o nome certo para a página. Ela deve ter uma palavra-chave, que, ao ser pesquisada no Google, fará com que o site seja um dos primeiros na busca. Um exemplo: se você quer encontrar o site da “Ei!”, ao pesquisar “comunidade + empreendedores”, ele é o terceiro a aparecer, com duas palavras-chave na descrição: “A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores é uma iniciativa da Fundação Assis Chateaubriand (…)”.

Conteúdo é rei

Outro fator importante é a produção de conteúdo! O Google seleciona material relevante, atual, original e extenso. Sim, textos de mais de 2000 caracteres são mais bem vistos do que textos curtos, pois as pessoas gastam mais tempo em sites quando há textos longos com conteúdo interessante. Produzir textos grandes demais não significam que eles serão prolixos. A informação sempre deve ser passada de forma clara e precisa, mas é necessário criar a curiosidade no leitor e fazê-lo navegar no site. Inclusive, usar negrito também é uma boa dica. Sites costumam colocar uma frase inteira em negrito ou somente a palavra-chave, e as pessoas realmente acham que é porque o redator quis dar ênfase naquela parte do texto, mas a verdade é que todo esse destaque tem como finalidade mostrar aos robôs do algoritmo do Google as partes importantes do texto. Eles, por consequência, destacam seu texto se algum usuário pesquisar a palavra em negrito.

Antes, durante e depois da produção de conteúdo, também deve-se prestar atenção às palavras. Quais palavras são mais usadas e mais pesquisadas? É melhor utilizar “melhorar” ou “otimizar” no texto? O Google Trends responde por você! O site faz um ranqueamento nacional e em cada estado do Brasil também.

Usar hiperlinks, fazer referências e adicionar imagens são também partes de uma construção que visa alcançar mais público. Só com uma imagem é possível unir várias técnicas. O uso de um elemento visual quebra a monotonicidade do texto e torna a leitura mais agradável. É a união da direção de arte com a redação para ter um alcance melhor. Nomeie o arquivo antes de fazer o upload na postagem. Com as palavras-chave corretas, a imagem pode ir para o campo de pesquisa do Google. E lembre-se, nem só de todas as pesquisas tradicionais vive o navegador! Dá pra ter o topo da pesquisa de imagem também!

Essas são só algumas das estratégias, mas há também outras técnicas que usam programação, mapeamento de site, Google Ads, mudança de “http” para “https” ou aumentar a velocidade do site e, assim, melhorar a experiência do leitor. E não pense que é possível usar e abusar do SEO para ganhar visualizações, pois isso não vai dar certo. O algoritmo do serviço de busca é muito preciso. Usar as técnicas é uma questão de estudo detalhado, planejamento e trabalhar bastante, pois a internet muda constantemente.

No final, a melhor técnica de SEO, sem dúvidas, é produzir conteúdo de qualidade!

Texto por Isabela Oliveira e Nicolau.

Arte por Isabella Silveira.

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