A assessoria de comunicação é uma ferramenta de Comunicação Social que medeia o relacionamento entre uma pessoa ou organização e seus públicos de interesse. Dessa forma, visa, por meio do planejamento estratégico, orientar seus clientes a fim de melhor o desempenho, a lucratividade e a competitividade dos mesmos. As atividades da assessoria são geralmente desempenhadas por um jornalista ou relações-públicas, profissionais com conhecimento e experiência em comunicação. Essa vivência permite ao assessor dominar métodos para aproximar os meios de comunicação da realidade das pessoas e das organizações e, assim, direcionar mais eficientemente seus esforços.
O estabelecimento de uma relação sólida e promissora entre assessoria e assessorado é fundamental para a realização de um bom trabalho e, por isso, é importante que haja confiança mútua. O assessorado deve ser sempre objetivo e sincero e não deve esconder informações do assessor. Sabendo a verdade, dificilmente o assessor monta uma estratégia falha.
Por meio desse serviço, o assessorado pode se legitimar perante os meios de comunicação, tornando-se fonte de informação respeitada e requisitada. Também é função da assessoria evidenciar o interesse público das atividades de seu cliente, motivando a cobertura desses eventos por parte da mídia.
Além disso, por intermédio de um profissional habilitado, o assessorado pode se capacitar a lidar com a imprensa, sabendo como se comportar nas mais diversas situações. Essa atividade permite também que o cliente antecipe situações de crise, realizando planejamento para evitá-las.
Por fim, contratar uma assessoria é vantajoso, pois inclui planejamento de ações e gestões de crise, dentre outros serviços. É também um serviço acessível para organizações de todos os portes e traz uma visão externa da empresa, permitindo compreensão mais completa dos problemas.
É válido destacar, ainda, que o assessor traz a experiência obtida de outras empresas, é imparcial na avaliação das situações e dedica sua atenção ostensivamente às tarefas mais importantes, identificando problemas, propondo soluções e impulsionando as mudanças com propriedade.
Comments