top of page
Foto do escritorFacto Agência

Mensuração nas mídias sociais

Por Felipe Chaves

Segundo pesquisa feita pela Revista Exame, em abril de 2012, o Brasil é o quinto país mais conectado à internet. Ao todo, são cerca de 82,4 milhões de internautas – o que equivale a 45% da população. Desses, 86% estão conectados às mídias sociais, de acordo com análise do Portal AT2D feita em junho de 2012.

Com grande participação do público nas mídias sociais, as empresas começaram a perceber que esse novo meio é ótimo canal de comunicação com seu público. Ele permite não só a integração, mas entender as preferências e opinião do público em relação à empresa. O Guaraná Antártica e a Skol, por exemplo, já utilizam as mídias sociais para interação com o público e são as duas empresas que mais possuem curtidas no Brasil.

Entretanto, ter muitos seguidores ou curtidas nem sempre significa que sua marca passa boa imagem ao público. Para perceber e mensurar o quanto a marca realiza comunicação de maneira efetiva, existem diversos sites de mensuração tanto para o Facebook quanto para o Twitter.

O próprio Facebook possui gráficos de mensuração das páginas. Se ela tiver mais de 30 curtidas, o site informa a quantidade de pessoas que falam da empresa, quantas curtiram nas últimas semanas, qual o percentual de crescimento e qual a influência que a marca tem.

Já o Twitter possui sites específicos para mensuração de influência e engajamento, sendo os mais utilizados o TweetEffect e o Klout. O primeiro mede o efeito que os tuítes têm sobre seguidores e a relação destes com cada publicação no microblog. Com facilidade, esse site ajuda na elaboração de novos tuítes. Por outro lado, o Klout é ferramenta mais elaborada. Ele analisa a influência que a empresa possui nas mídias sociais, não apenas pela quantidade de seguidores, mas também com a interação que eles fazem.

Toda participação de uma empresa nas mídias sociais só é bem feita se o público participa ativamente. O importante é avaliar de que forma os usuários estão interagindo com as empresas e quais são as maneiras de melhorar ainda mais a integração o público.

Para maiores informações sobre a importância da mensuração nas mídias sociais e de que forma elas podem impactar as empresas envolvidas, acesse o vídeo abaixo:

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page