Texto por Luana Lima e Luiza Dantas Arte por Luiza Dantas
A ciência do marketing
Antes de tudo, é de suma importância conhecer o mundo do Neuromarketing, a união entre a neurociência e o marketing. Baseado em estudar como o cérebro humano reage a determinados estímulos, a prática mostra como posicionar as marcas, além de aprimorar a comunicação. Dessa forma, a maior premissa do Neuromarketing é: “Não existe tomada de decisão prática em que emoção não esteja envolvida. E foi isso que trouxe a neurociência para o marketing”, de Janaina Brizante, diretora da Nielsen Consumer Neuroscience no Brasil.
O objetivo é conhecer o que leva os consumidores a comprarem produtos ou serviços e se relacionar com a marca. Para isso, é necessário possuir a persona da marca a fim de criar estratégias de comunicação mais personalizadas. Nesse sentido, técnicas como o uso da psicologia das cores e a criação de bons Calls to actions (CTAs), as chamadas para ação, podem ser usadas para impulsionar suas vendas.
Apesar de toda essa área ser de total importância, vamos explorar agora uma pontinha do iceberg: o Marketing de Memórias, conceito que será aprofundado abaixo.
A relação entre a memória e o marketing
Também conhecido como marketing sensorial ou de experiência, o Marketing de Memórias parte do princípio de que o processo de decisão de compra ocorre majoritariamente no subconsciente e nada melhor do que o uso dos sentidos para instigá-lo.
Nossos sentidos estão diretamente ligados a nossa memória e, sempre que aguçados, geram diversas sensações, como o sentimento da nostalgia. O maior exemplo disso é a tendência retrô, a qual se baseia em buscar referências antigas em produções atuais, como na cinematografia e em decorações. Isso traz aquele gostinho de saudade e maior conexão, por exemplo.
Assim, a estratégia de associar a marca aos cincos sentidos desperta o lado emocional dos consumidores e o direciona ao consumo.
Vejamos alguns cases de sucesso nesse sentido:
Olfato
Melissa. Quem nunca passou por uma Loja Melissa e sentiu o cheiro característico de suas sandálias? A marca permanece no imaginário do público e a memória é reativada sempre que o aroma aparece.
Paladar
Biscoito Mabel. Essa marca lembra muitas pessoas de sua infância por ser muito popularizada no Brasil. Seu slogan “65 anos de histórias deliciosas” conversa diretamente com o sabor particular do biscoito, o que traz seu conceito à tona sempre que consumido.
Visão
Hard Rock Café. É um estabelecimento que certamente leva seu visitante de volta para a década de 80 com a forte temática de Rock n’ Roll da época. A atmosfera que é criada proporciona à empresa um público fiel e que imerge na cultura ao entrar no local.
Audição
“Tudum”. Provavelmente você lembra de onde esse som vem. A Netflix utiliza o recurso de “Sound Branding” – som de marca – para se fixar na mente de seus usuários e bom, não podemos negar: funciona.
Tato
Autêntica por seu formato, se segurada de olhos fechados, com certeza será reconhecida. Pensou em algo? A Caneta Bic é extremamente conhecida e utilizada no Brasil. A singularidade em sua forma a destaca de outras canetas e agrega valor à sua marca por meio do tato!
As Vantagens do Marketing de Memórias
Captação de novos clientes
Por remeter a sensações, algo muitas vezes imperceptível ao consumidor, a compra imediata do produto ou serviço tem mais chances de ocorrer. Visto que é instigado naquela pessoa uma memória afetiva do passado.
Engajamento do público
A conexão com o público é inevitável ao despertar seus sentidos.
Isso leva a um forte vínculo com a marca e, por consequência, uma
maior fidelização, o que significa obter uma boa base de
consumidores que interage com a empresa.
Percepção de valor único
Por ter um posicionamento diferenciado frente ao mercado, o
consumidor nota e recebe a marca de forma mais aberta, portanto
mais intensa e com maior potencial de reação.
Levando tudo isso em consideração, a Facto Agência de Comunicação, em conjunto com as outras empresas juniores de comunicação da Universidade de Brasília, DoisNoveMeia Publicidade e Pupila Audiovisual desenvolveram um serviço personalizado, o qual trabalha a aplicação desse marketing!
Aqui em Brasília, a evasão para outras cidades em épocas festivas é uma realidade. Entretanto, nós enxergamos a cultura regional como uma opção sustentável e acessível, por isso acreditamos que com o Marketing de Memórias, podemos resgatar o valor dessas marcas.
Nosso objetivo é auxiliar empresas locais a resgatarem seu importante papel na vida dos que vivem no quadradinho. Esse processo consiste na aplicação da comunicação através dos sentidos. Com um Manual de Marca Sensorial, trabalhamos a voz, identidade, estética visual e som da marca, o que consolida seu negócio no imaginário do público, como o próprio Neuromarketing nos mostrou.
Ficou curioso? Mande uma mensagem para conversarmos mais!
Quem sabe essa não é a solução para seu negócio.
Comentarios