Por Luisa Marini
A discussão acerca da criatividade é longa. Há quem diga que ela é um dom e só algumas pessoas a possuem. Outros defendem a ideia de que todos são criativos. É verdade que algumas pessoas gostam e sentem mais facilidade em ter ideias novas, mas tanto estas pessoas como outras são capazes de desenvolver a criatividade seguindo alguns métodos simples.
Hoje, ser criativo é muito importante no mundo organizacional, já que essa característica ajuda a solucionar problemas, identificar oportunidades e criar alternativas diferentes. O mercado pede pessoas criativas e com vontade de inovar, principalmente na área de Comunicação. Não só a Publicidade, mas a Comunicação como um todo exige profissionais com a mente aberta e vontade de criar. Além disso, uma empresa que incentiva a criatividade ajuda bastante no desenvolvimento de seus membros e da própria organização.
Veja abaixo alguns exemplos de técnicas que ajudam a desenvolver a criatividade:
Brainstorming: O termo significa tempestade de ideias, e vem das palavras em inglês brain (cérebro) e storm (tempestade). A técnica consiste em reunir um grupo de pessoas e cada uma apresentar ideias até o grupo chegar ao objetivo desejado. Funciona como uma tempestade, as pessoas pensam e falam qualquer ideia que venha à cabeça, e a junção dessas ideias forma o resultado final. O importante aqui é não inibir ninguém, toda proposta é boa e deve ser discutida.
Brainwriting: Segue a mesma lógica do brainstorming, porém aqui tudo é feito de maneira silenciosa. O grupo se reúne e escreve as ideias em um papel e esse papel é passado para os outros que completam a folha com suas ideias. Depois de todos terem escrito no papel, as ideias são lidas e discutidas pela equipe. A vantagem aqui é que as pessoas não sentem medo em escreverem suas ideias, pois não precisam ser identificadas.
Técnica da descontinuidade: Estamos sempre muito acomodados à rotina, e esse padrão pode limitar um pouco as nossa criatividade. A ideia aqui é forçar a mente a pensar de outras formas. Quando agimos de maneira diferente em algumas situações do cotidiano ou mudamos as coisas do lugar, forçamos a nossa mente a ver o mundo de outra forma e estimulamos, assim, a criatividade.
Questione-se: Sempre que estiver fazendo alguma coisa, pergunte “como poderia fazer a mesma coisa de uma forma diferente?”. Essa técnica pode te levar a respostas incríveis.
Por fim, ouse, corra riscos, mude o foco, seja curioso. Todas essas atitudes vão ter fazer sair da mesmice e a ver o mundo de outra forma!
Confira esse vídeo com dicas para explorar a criatividade (em inglês):
Fonte do infográfico: Blog Wicked Mouse
Comments