Jogo de Paixões

Por Gabriel Aragão

 “Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo!”

     Fiori Gigliotti, radialista e locutor esportivo brasileiro.


A paixão do brasileiro pelo futebol é conhecida internacionalmente. Paixão que é notável nas transmissões radiofônicas feitas por locutores esportivos. Através da narração, o radialista cria um espetáculo à parte: os jogos ultrapassam as quatro linhas do campo e chegam ao imaginário do torcedor fanático. Conforme a linguagem empregada, a locução excede a narrativa do jogo, ganha peso emocional e envolve o público.

No início das transmissões, não existiam comentaristas, repórteres de campo, dados matemáticos ou informes publicitários. O narrador era o único responsável por toda transmissão. Foi assim que Nicolau Tuma, em 1931, surpreendeu o público com a primeira locução integral de uma partida de futebol. Conhecido como “Speaker Metralhadora” (“Locutor Metralhadora”), o radialista entretinha os ouvintes com a capacidade de pronunciar até 150 palavras por minuto.


Nicolau Tuma


Aliando informações, frases de efeito, poesia e irreverência, outro grande nome nas transmissões de rádio foi Ary Barroso – compositor de Aquarela do Brasil. Diferente da maioria dos locutores, ele não era imparcial ao narrar os jogos. Fanático torcedor do Flamengo, Barroso não escondia a aflição quando uma jogada do adversário ameaçava o time rubro-negro. “É uma falta perigosíssima contra o Flamengo. Eu não quero nem ver!”, confessava o locutor. Ary Barroso também ficou conhecido por soprar uma gaita no momento do gol – tocava com muito mais entusiasmo quando o gol era do Flamengo, claro!


Ary Barroso


Ary Barroso e sua gaita na transmissão de um gol:

http://migre.me/fRPF9


Magia – palavra que melhor descreve o efeito da narração radiofônica sobre o torcedor. Desde o início das transmissões, a locução esportiva buscou despertar a fantasia dos ouvintes, proporcionar experiências para que desenvolvessem mentalmente os “lances” da partida.  Para facilitar o exercício de imaginação e entreter o público, ainda é comum que os locutores utilizem figuras de linguagem, como comparações e metáforas durante as transmissões.  Como no teatro, os locutores apresentam o espetáculo; os ouvintes aplaudem o artista.

#AryBarroso #SpeakerMetralhadora #NicolauTuma #locutoresesportivos #transmissãoradiofônica #AquareladoBrasil #FioriGigliotti

0 visualização

Sobre nós

Funcionamento

Segunda a sexta

das 14h às 18h 

(61) 3107-6533

Venha nos visitar

UnB, Campus Darcy Ribeiro, ICC Norte, bloco A, térreo, FAC, sala AT-636, Asa Norte, Brasília.

linkedin (1).png
behance.png
instagram (1).png