top of page

Influenciadores digitais: Quem são? O que fazem? Onde encontrá-los?

Anos atrás, você imaginaria que ter um perfil atraente nas redes sociais poderia render um bom dinheiro? Pois é, hoje em dia tem gente que se sustenta, e muito bem, sendo digital influencer. Alguns até são vistos como celebridades. Mas que profissão é essa?

Um influenciador digital é alguém que possui certa influência no meio da internet. Ou seja, o indivíduo inspira pessoas, forma opiniões e até leva outros a comprar algo por meio de postagens na internet. Pode ser pelo Facebook, Instagram, Snapchat ou outras plataformas. Um influenciador digital normalmente não possui o mesmo poder de influência em todas as mídias.

Essa profissão também se tornou uma ótima forma de marketing. As marcas e as lojas viram a oportunidade de fazer anúncios nesses perfis, já que o influenciador costuma apresentar credibilidade perante seus seguidores. Tal publicidade deve ser sinalizada, caso contrário estarão infringindo normas de proteção ao consumidor. O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) alega que, como os influenciadores digitais são formadores de opinião, o consumidor deve ter o direito de distinguir uma propaganda de uma indicação opinativa.

Além disso, blogueiro e influenciador digital não são a mesma coisa. Em entrevista para o GPS Brasília, o professor de inovação e comportamento digital do IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), Marcelo Minutti, diz que é diferente quando uma pessoa influencia as outras a ponto de fazer com que consumam algo e quando ela possui um grande alcance nas redes sociais. Por isso, há essa distinção e alguém pode passar de blogueiro para influenciador digital.

Por exemplo, a paulista Gabriela Rippi, 26, chamou a atenção nas redes sociais pelo seu estilo. Em entrevista para a revista Trip, ela revelou que cobra 4 mil para fazer uma propaganda no Instagram e 2 mil para o Snapchat. A paulistana também faz trabalhos como modelo, mas é considerada digital influencer pelo seu poder de influência na internet. Gabriela possui 1,2 milhões de seguidores no Instagram.

A advogada Thaynara OG, 24, fenômeno do Snapchat, tomou o lugar de destaque de vários famosos e atores globais no aplicativo. Em entrevistas, Thaynara alega que seus snaps têm mais de 600 mil visualizações diárias. A maranhense mostra a vida na rede social com quadros descontraídos. Com isso, ela já conquistou 1,5 milhão de seguidores no Instagram, diversos convites para shows e estreias, coisas grátis, amizades sinceras e muitos fãs.

Já o brasiliense Bruno Rocha, mais conhecido como Hugo Gloss, começou a carreira na internet por meio de um perfil fake no Twitter do humorista Christian Pior. Hoje é uma das personalidades mais famosas no meio digital. Atualmente, o perfil @hugogloss possui 7,4 milhões de seguidores no Instagram, e o brasiliense tem  5 milhões de curtidas na página do Facebook. Bruno Rocha faz postagens sobre o mundo dos famosos, entrevistas, tendências, fofocas e faz a cobertura de eventos como o Oscar e o Emmy Awards. As indicações de filmes, séries e músicas costumam ter grande repercussão.

Por fim, a cantora americana Selena Gomez, 24, é uma das maiores digital influencers do mundo em 2016. Ela possui o perfil mais seguido no Instagram, com 102 milhões de seguidores. Segundo a empresa AD’Marie Analytics, a qual analisa e mensura perfis de redes sociais, a cantora cobra quase 2 milhões de reais por post.

Basicamente, influenciadores digitais são pessoas que possuem uma grande voz na internet devido a sua credibilidade em falar sobre algum assunto e, por isso, formam opiniões. É uma profissão que ganha cada vez mais força com os avanços tecnológicos e com o crescimento das interações sociais na internet. E você, acompanha algum digital influencer?

Texto por Cristina Kos Arte por Andreza Aragão

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page