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Estratégias no Instagram para vender mais

Texto por Daniel Santos e Victoria Ribeiro Arte por Luiza Dantas

Todos nós sabemos que o Instagram é uma rede social bastante utilizada, afinal ele possui um bilhão de usuários em todo o mundo. As marcas, inclusive, já reconheceram há algum tempo a sua importância e investem massivamente nessa rede, porque sabem do valor para o seu negócio.

Algumas pessoas ainda não sabem, mas é possível realizar vendas pelo Instagram. Uma pesquisa da Locowise apontou que 75% dos usuários da rede social já compraram alguma coisa ou chegaram em um site a partir de um post. Foi constatado nessa mesma pesquisa que Brasil está no top 5 países que mais anunciam na plataforma. Mas quais são as estratégias que é preciso fazer para alavancar as vendas da minha empresa nesta rede social?

Seis estratégias no Instagram

Transforme seu perfil pessoal em comercial

Com essa alteração você vai conseguir ter acesso a várias métricas como análise de dados, opções de impulsionamento e inclusão de links nos Stories, além de ter insights sobre como seus posts estão performando.

Alterar para o perfil comercial. Imagem: https://blog.hotmart.com/

Conteúdo interessante e relevante

Nessa plataforma, existem milhares de páginas que postam conteúdos de todos os tipos, então como fazer com que as pessoas prestem atenção no seu post no meio de vários? Antes de tudo é preciso ter um conteúdo interessante que desperte e prenda a curiosidade delas, afinal elas querem que aquele post acrescente algo.

Métricas: use e abuse!

Um dos principais benefícios do Instagram é a quantidade de dados que são fornecidos, seja do post ou da sua conta. É muito importante olhar as métricas, porque elas darão um rumo para suas estratégias no futuro, assim como para definir melhor a sua persona, servindo de base para otimizar seu negócio.

Use o Instagram Shopping

Umas das ferramentas que foi lançada em 2018 e deu uma grande ajuda aos negócios foi o Instagram Shopping. Mas afinal como funciona? Confira alguns dos pré-requisitos para estar condizente com a plataforma, para usá-la.

1- Estar em conformidade com as políticas comerciais;

2- Tenha um perfil comercial no Instagram;

3- Conecte a sua página do Facebook com o Instagram;

4- Ative a aba “loja” na sua fanpage;

5- Aguarde a sua conta ser analisada. Depois de algum tempo irá aparecer uma notificação para você com a autorização para vender.

Notificação de autorização de vendas. Imagem: https://klickpages.com.br

Depois é só ir em Configurações > Compras > Selecionar o catálogo.

Para marcar os seus produtos, você pode escolher uma publicação, clicar em editar e marcar os produtos.

Parcerias com influenciadores: humanize a marca

O poder que eles têm para influenciar, como o próprio nome diz é muito grande. Hoje em dia, o uso dessa estratégia é chamada de marketing de influência. Com as pessoas deixando de só confiar na publicidade tradicional e passando a confiar mais em formadores de opinião, essa estratégia começa a ter mais força.

As marcas já perceberam há algum tempo e fazem parcerias com esses influencers porque eles são pessoas que o seu público gosta de ouvir e, provavelmente, vão confiar na opinião deles sobre o seu produto ou serviço.

Gatilhos mentais para vender ainda mais

Provavelmente, você já ouviu falar de gatilhos mentais. Eles são poderosos aliados do marketing quando se trata de persuasão e geração de resultados.

Eles são estímulos cerebrais feitos por meio de termos convincentes que impactam diretamente na tomada de decisão das pessoas.

No mundo das vendas, os gatilhos mentais vão auxiliar potenciais clientes a serem convencidos a realizar a compra e, por isso, essa é uma excelente estratégia para vender ainda mais no Instagram.

O uso das dicas citadas acima juntamente com os gatilhos mentais que citaremos abaixo serão a virada de chave para alavancar o seu negócio digital.

Quatro gatilhos mentais para o Instagram

Reciprocidade: invista em atrativos digitais

O gatilho mental da reciprocidade é bem definido pelo seu nome. Ou seja, quando você oferece algo para o seu cliente, a tendência é que ele retribua de forma recíproca a isso (podendo essa atribuição ser, até mesmo, a efetivação da compra do seu serviço/produto). Por isso, é interessante investir em atrativos digitais gratuitos, como: e-books, cursos gratuitos, cupons de desconto restritos para seguidores do Instagram ou participação nos close friends com conteúdos exclusivos. Dessa forma, você aumenta as chances de fazer com que seus clientes retribuam a esse seu agrado comprando o seu produto.

Aprovação Social: poste depoimentos de clientes

A aprovação social é outro gatilho mental interessante de ser usado como estratégia para suas vendas no Instagram. Esse gatilho consiste em uma prova de que o que você está vendendo vale a pena ser comprado. Dessa forma, usa-se depoimentos positivos de clientes antigos para persuadir e dar segurança a um lead que está pensando em realizar a compra. Esse gatilho pode ser utilizado apenas com números também, como: “Mais de 150 pessoas já adquiriram esse produto/serviço”.

Escassez: limite a sua oferta

Esse gatilho mental serve para agregar valor ao seu produto/serviço e fazer com que os clientes não percam a oportunidade que você está oferecendo. Desse modo, oferta-se um produto/serviço com quantidade limitada e com isso, a escassez faz com que seus clientes comprem mais rápido e, até mesmo, paguem mais por aquela oferta, por ser algo raro.

Um exemplo desse gatilho é: “Uma influencer com um milhão de seguidores lança uma linha de maquiagem com apenas 1.000 produtos disponíveis”.

Levando em conta o seu número de seguidores e o número de produtos disponibilizados, é certo de que os produtos irão esgotar-se rapidamente, o que leva seus clientes a não pensarem duas vezes antes de comprarem o que está em oferta.

Urgência: faça promoções válidas por tempo limitado

O gatilho mental da urgência muito se parece com o da escassez, mas ao invés de agregar valor tornando o produto raro e com disponibilidade limitada, torna-o mais barato por um período curto. Dessa forma, o tempo de decisão do cliente diminui, o que o leva a ter urgência para realizar a compra. Utilize de sentenças que passem essa sensação, como: “compre ainda hoje!”, “adquire agora mesmo!” ou “aproveite enquanto ainda dá tempo”.

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