Entenda por que a comunicação informal está crescendo nos negócios

Texto por Isabella Silveira e Leonardo Gomes

Arte por Luiza Dantas

Durante muito tempo, a única forma de linguagem possível entre uma empresa e os clientes era a formal. Porém, com a Revolução da Internet e a dinamicidade do Marketing Digital, novas estratégias de comunicação surgiram e muitas empresas ganharam espaço por se arriscarem no mundo da informalidade.

Por que utilizar essa ferramenta?

Bom, para responder essa pergunta é importante ter consciência se o seu negócio deve ou não adotar esse costume. Qual é o público-alvo? Se as pessoas com quem você precisa se comunicar são mais formais, de repente essa não é a melhor estratégia. Qual o posicionamento da sua marca? O discurso com o público tem que ser uniforme e a posição mais descontraída tem que combinar com a imagem que você quer passar.

Agora que temos isso em mente, podemos falar sobre o porquê do crescimento dessa técnica. O público é bombardeado de informação todos os dias, a única maneira de se destacar é criar uma conexão, falar a língua do seu cliente, dar liberdade para que ele possa se sentir confortável e assim você se torna preferência. Outro ponto essencial, é acompanhar as mudanças que ocorrem ao seu redor. As principais empresas, atualmente, são de tecnologia e não seguem o padrão tradicional do mercado, assim como as startups em ascensão.

Informalidade e profissionalismo andam juntos?

Muitas vezes caímos no julgamento de que profissionalismo é sinônimo de seriedade e formalidade, porém a realização de um bom trabalho depende diretamente da satisfação do cliente, que nem sempre quer ser tratado com uma parede de frieza no meio. É importante sim, saber com quem você está conversando, porém o que faz o usuário do serviço sair contente, é a sua eficiência e o suprimento de suas expectativas.

Também devemos analisar o momento ideal para utilizar o senso de humor e a descontração, já que alguns contatos entre a marca e o cliente tendem a ser mais tensos.

Alguns exemplos de sucesso:

iFood: é claro que esse não ficaria de fora. Quem tem o app baixado, constantemente cai na risada ao receber uma de suas notificações descontraídas. O app virou quase um amigo virtual para alguns usuários.

iFood fez referência à série que estava na moda: Game of Thrones.

Netflix: para se manter no topo do mercado, a empresa provedora de entretenimento entendeu que é preciso aproveitar o timing, por isso, sempre interage com os internautas a respeito de suas séries e filmes.

Netflix tirou a série How I Met your Mother do seu catálogo de seriados.

Tinder: assim como os outros, esse app de relacionamento estaria desperdiçando uma oportunidade bem clara de marketing se não abusasse da informalidade.

Se o seu intuito é se posicionar de forma descontraída, atingir a galera mais nova ou que está ligada nas mudanças tecnológicas, a comunicação informal é para você! Busque mais exemplos, defina bem o seu posicionamento, seu público-alvo e arrase na conexão com a clientela.

0 visualização

Sobre nós

Funcionamento

Segunda a sexta

das 14h às 18h 

Venha nos visitar

UnB, Campus Darcy Ribeiro, ICC Norte, bloco A, térreo, FAC, sala AT-636, Asa Norte, Brasília.

linkedin (1).png
behance.png
instagram (1).png