Design Thinking – Soluções criativas

Por Karina Ferreira

O termo Design Thinking é entendido como conjunto de métodos utilizados para adquirir conhecimentos úteis à solução inovadora de problemas. Esse processo tem sido adotado por indivíduos e organizações do mundo dos negócios, principalmente. A técnica propõe entender os métodos que os designers utilizam em seu trabalho e adaptá-los à resolução criativa de conflitos organizacionais. O desafio é despertar um novo olhar sobre os problemas, um ponto de vista empático às soluções esperadas. Assim, tanto indivíduos como organizações se tornam capazes de aumentar o nível de inovação dos processos criativos. Além disso, a técnica é financeiramente interessante e possível de ser transformada em realidade.

Definido o problema, existem algumas etapas a serem seguidas segundo o método do Design Thinking:

  1. Entender o problema e as necessidades a serem supridas (Compreender): nessa etapa, identificam-se as dificuldades. É necessário observar e entender as circunstâncias e contexto do problema.

  2. Desenvolver um ponto de vista (Observar): busca-se conhecer o público-alvo por meio da observação.

  3. Gerar ideias (Sintetizar): por meio de um processo de brainstorming (“tempestade de ideias”), buscam-se soluções para as demandas identificadas.

  4. Testar modelos (Prototipar):  criam-se soluções rápidas e baratas, que devem ser testadas no mercado. É importante catalogar o desempenho de cada uma.

  5. Corrigir (Iterar): nessa etapa, é possível definir a solução adequada ao problema ou desenvolver novos pontos de vista.

  6. Implementar!


#designthinking #Observar #inovação #criatividade #Implementar #Sintetizar #Prototipar #Compreender #Iterar

0 visualização

Sobre nós

Funcionamento

Segunda a sexta

das 14h às 18h 

Venha nos visitar

UnB, Campus Darcy Ribeiro, ICC Norte, bloco A, térreo, FAC, sala AT-636, Asa Norte, Brasília.

linkedin (1).png
behance.png
instagram (1).png