Por Karina Ferreira
O termo Design Thinking é entendido como conjunto de métodos utilizados para adquirir conhecimentos úteis à solução inovadora de problemas. Esse processo tem sido adotado por indivíduos e organizações do mundo dos negócios, principalmente. A técnica propõe entender os métodos que os designers utilizam em seu trabalho e adaptá-los à resolução criativa de conflitos organizacionais. O desafio é despertar um novo olhar sobre os problemas, um ponto de vista empático às soluções esperadas. Assim, tanto indivíduos como organizações se tornam capazes de aumentar o nível de inovação dos processos criativos. Além disso, a técnica é financeiramente interessante e possível de ser transformada em realidade.
Definido o problema, existem algumas etapas a serem seguidas segundo o método do Design Thinking:
Entender o problema e as necessidades a serem supridas (Compreender): nessa etapa, identificam-se as dificuldades. É necessário observar e entender as circunstâncias e contexto do problema.
Desenvolver um ponto de vista (Observar): busca-se conhecer o público-alvo por meio da observação.
Gerar ideias (Sintetizar): por meio de um processo de brainstorming (“tempestade de ideias”), buscam-se soluções para as demandas identificadas.
Testar modelos (Prototipar): criam-se soluções rápidas e baratas, que devem ser testadas no mercado. É importante catalogar o desempenho de cada uma.
Corrigir (Iterar): nessa etapa, é possível definir a solução adequada ao problema ou desenvolver novos pontos de vista.
Implementar!
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