Etapas do Design Thinking
Por Karina Ferreira
Em inglês, o termo Design Thinking é conhecido como um conjuntos de métodos e processos para abordar problemas relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Essa técnica tem sido adotada por indivíduos e organizações e sua influência como forma de resolução de problemas tem crescido visivelmente.
A característica principal deste processo é a busca por entender os meios que designers usam ao desenvolverem soluções. Assim, tanto os indivíduos como organizações seriam mais capazes de buscar e renovar seus processos criativos, a fim de aumentar o nível de inovação. O desafio é propor um novo olhar sobre os problemas, um ponto de vista que seja empático, e tenha as pessoas como foco no desenvolvimento dos projetos, com o objetivo de gerar os resultados esperados por elas, e até mesmo superar suas necessidades. Além disso, há a vantagem de ser financeiramente interessante e possível de ser transformado em realidade.
Após a definição do problema, existem algumas etapas a serem seguidas:
1- Buscar a necessidade do cliente (compreender): nesta etapa, tenta-se identificar quais as maiores dificuldades dos usuários. É necessário observá-los e tentar entender as suas circunstâncias;
2- Desenvolver um ponto de vista (observar): busca-se reconhecer as necessidades principais do consumidor e procurar uma solução para atender a estas demandas;
3- Gerar ideias para Soluções (sintetizar): é um processo de brainstorm onde se procuram soluções;
4- Testar protótipos (prototipar): criam-se soluções rápidas e baratas, que devem ser testadas no mercado. É importante catalogar o desempenho de cada uma;
5- Inteirar: nesta etapa, é possível criar uma solução adequada ao problema, ou desenvolver novos pontos de vista.
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