top of page

Design Thinking: desenvolvendo soluções criativas


Etapas do Design Thinking

Etapas do Design Thinking


Por Karina Ferreira

Em inglês, o termo Design Thinking é conhecido como um conjuntos de métodos e processos para abordar problemas relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Essa técnica tem sido adotada por indivíduos e organizações e sua influência como forma de resolução de problemas tem crescido visivelmente.

A característica principal deste processo é a busca por entender os meios que designers usam ao desenvolverem soluções. Assim, tanto os indivíduos como organizações seriam mais capazes de buscar e renovar seus processos criativos, a fim de aumentar o nível de inovação. O desafio é propor um novo olhar sobre os problemas, um ponto de vista que seja empático, e tenha as pessoas como foco no desenvolvimento dos projetos, com o objetivo de gerar os resultados esperados por elas, e até mesmo superar suas necessidades. Além disso, há a vantagem de ser financeiramente interessante e possível de ser transformado em realidade.

Após a definição do problema, existem algumas etapas a serem seguidas:

1- Buscar a necessidade do cliente (compreender): nesta etapa, tenta-se identificar quais as maiores dificuldades dos usuários. É necessário observá-los e tentar entender as suas circunstâncias;

2- Desenvolver um ponto de vista (observar): busca-se reconhecer as necessidades principais do consumidor e procurar uma solução para atender a estas demandas;

3- Gerar ideias para Soluções (sintetizar): é um processo de brainstorm onde se procuram soluções;

4- Testar protótipos (prototipar):  criam-se soluções rápidas e baratas, que devem ser testadas no mercado. É importante catalogar o desempenho de cada uma;

5- Inteirar: nesta etapa, é possível criar uma solução adequada ao problema, ou desenvolver novos pontos de vista.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page