CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA NO JORNALISMO

Por Felipe Chaves

Proposto por Henry Jenkins, o termo Convergência Midiática se refere à tendência que os meios de comunicação possuem ao se adaptar à internet. Televisão, rádio e até jornais impressos produzem plataformas de interação com o público internauta.

Com a expansão da internet, os meios de comunicação clássicos passaram a perder audiência e assinaturas. O tempo passou a ser cada vez mais corrido por causa do trabalho e de estudos. Sendo assim, as pessoas não têm mais tempo hábil para ir a banca de revistas comprar jornais, ou até mesmo ligar a televisão para assistir programas jornalísticos.


A convergência digital consiste na integração não linear das mídias; ou seja, o usuário não precisa mais de vários aparelhos para se comunicar e se entreter. Nos EUA, pesquisa mostra que as notícias online já ultrapassaram o jornal e o rádio. O consumo online chegou a 39%, seguido pelo rádio, 33% e o jornal impresso, com 22%. A televisão ainda continua em primeiro lugar, com 55%. Porém, os números mostram que a perda de influência do meio televisivo está cada vez maior.

Outro fator que caracteriza essa nova visão jornalística, o jornalismo online, ou também ciberjornalismo, é a maior participação do leitor. Por ser interativo e instantâneo, ele abre espaço para que o leitor entre em contato e informe algum fato que está ocorrendo próximo a ele. As mídias sociais abriu esse espaço. Desde 2010, o número de americanos que lê manchetes de notícias e uma mídia social pulou de 9% para 19%.

Referências:

http://marcelayres.com.br/blog/reflexoes-sobre-a-convergencia-midiatica-e-midias-sociais/

http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/10/01/consumo-de-noticias-online-ultrapassa-jornais-e-radio-nos-eua/

http://www.people-press.org/2012/09/27/in-changing-news-landscape-even-television-is-vulnerable/

http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=48&id=594

0 visualização

Sobre nós

Funcionamento

Segunda a sexta

das 14h às 18h 

Venha nos visitar

UnB, Campus Darcy Ribeiro, ICC Norte, bloco A, térreo, FAC, sala AT-636, Asa Norte, Brasília.

linkedin (1).png
behance.png
instagram (1).png