A comunicação é uma ferramenta muito poderosa para expandir qualquer marca, independente do tamanho dela, e torná-la conhecida dentro do mercado. Porém, muitas estratégias são necessárias para que o trabalho da comunicação atinja as pessoas certas, de acordo com o objetivo de cada empresa.
VALE A PENA?
As microempresas são um fenômeno em Brasília. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o percentual de microempreendedores do DF que conseguem se manter ativos após os dois primeiros anos de funcionamento é superior à média nacional. Quando falamos de microempresas, trata-se de um negócio independente e individual cujo faturamento é de, no máximo, R$ 360 mil por ano. Por isso, muitas vezes, alguns microempreendedores ficam indecisos sobre investir em comunicação ou em outras ações que podem ser menos custosas.
Um estudo feito por mestrando da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) mostrou aumento de 10% no faturamento de empresas que utilizam práticas contemporâneas de marketing. Essas práticas incluem atendimento personalizado aos clientes, comunicação de marketing direta e marketing interativo. Os principais objetivos por trás dessas estratégias são satisfazer possíveis clientes e conquistá-los para obter crescimento nas vendas e lucratividade. Mas como isso é possível?
AS FERRAMENTAS
Na internet, a criação de mídias sociais e de um site é essencial para aproximar a empresa do cliente. Principalmente em Brasília, unidade federativa brasileira com mais acesso à internet, de acordo com dados de 2016 da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (Pnad). Por meio de plataformas digitais, é possível atrair as pessoas e conquistá-las de maneira interativa e estratégica. Portanto, é muito importante pensar estratégias para as mídias sociais de sua microempresa e em um planejamento editorial para a criação do site. Aproveite e conheça cinco dicas para impulsionar o seu negócio com o Facebook.
Também é essencial a composição de uma identidade visual para a marca, ou seja, um conjunto de símbolos e elementos – como a logo, a tipografia, as cores e os materiais promocionais – que representam os valores e os ideais do empreendimento. Assim, os clientes conseguem identificar a marca com mais facilidade, pois é o que tornará a sua microempresa única.
Identidade visual utilizada pela marca Pizza Hut. Apresentação da logo com a paleta de cores.
Fonte: Creative Move
Além da divulgação online, existem meios para impulsionar o micronegócio com ações realizadas fora do universo da internet. Um exemplo é a assessoria de imprensa, muito importante para manter a sua microempresa em contato com a imprensa e, assim, fazer seu negócio aparecer na mídia – como em jornais, por exemplo.
Outra ação fora da internet muito interessante é o marketing de guerrilha, que é uma divulgação mais direta e agressiva. Para exemplificar, a Coca-Cola apostou em uma ação assim em Porto Alegre. Com um investimento baixo, esse método aumenta o impacto da propaganda sobre o público e traz à tona o que a marca deseja transmitir para as pessoas. Porém, é preciso ter muito cuidado ao realizar uma ação de marketing de guerrilha, pois o impacto sobre as pessoas pode ser positivo ou negativo e, se a estratégia não for pensada com cautela, a imagem da microempresa pode ser prejudicada.
Exemplo de marketing de guerrilha utilizado pela marca Frontline. Fonte: Resultados Digitais
Existem diferentes métodos de comunicação para impulsionar microempresas. Por isso, é importante estabelecer estratégias para utilizar as melhores ferramentas de acordo com o público-alvo e com os objetivos da marca. Dessa forma, os resultados serão efetivos e contribuirão com o sucesso do micronegócio.
Texto por Fernanda Gouveia Arte por Carina Benedetti
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