Antes de aplicar, é preciso entender o que realmente significa marketing digital e compreender todos os seus “braços”. Marketing digital é entendido pela presença online e ações feitas na internet, com foco na atração do público-alvo. Entre as principais estratégias estão as técnicas SEO, marketing de conteúdo e inbound marketing.
Atualmente é quase impossível construir um planejamento de vendas sem envolver a internet, por isso, o marketing digital vem ganhando tanto espaço no mercado. Por mais que a internet não seja um ambiente totalmente democrático, muitas pessoas estão por lá. Pensando no ambiente atual e em projeções futuras, e se você quer ter sucesso com sua empresa, é preciso investir no digital, e podemos te ajudar!
Mas por que investir?
A forma de vender mudou, mas, além disso, o mercado consumidor mudou e possui novas necessidades e desejos. Entre as eras do Marketing, começamos com foco no produto, dando atenção para a produção e com a mentalidade de que uma boa mercadoria se vende sozinha. Com isso, estoques foram ficando cada vez mais cheios e a oferta se tornou maior que a demanda, nos levando para a era das vendas. Nessa era, o foco se dá nos anúncios, na publicidade, intoxicando o consumidor de ofertas e o bombardeando com peças publicitárias. Assim, finalmente, chegamos a era do relacionamento! Agora o público é bem mais resistente e exige muito mais de uma marca. Ele tem anseios, valores e ideias e busca esse reflexo em suas compras, mesmo que de forma inconsciente (mas isso é assunto para depois). Voltando, o cliente quer ter um relacionamento. Por isso, ele está no centro das atenções.
O marketing digital é muito utilizado porque temos comunicação e interatividade, maior alcance, dados, segmentação e tudo em tempo real.
Comunicação e interatividade
Umas das principais vantagens é construir mensagens personalizadas e diretas para quem se quer atingir. Além de, e aqui temos a base de um relacionamento, as empresas colocarem suas ações no ar e o público pode responder, interagir e se envolver.
Maior alcance
Na internet podemos ver uma gama de conteúdos, alguns que nem pensávamos querer até ter acesso. Esse alcance se torna uma oportunidade para as marcas que desenvolvem um bom relacionamento online. Aqui é preciso ter em mente que precisamos de um público em foco (veremos mais à frente), mas podemos atingir mais gente e aumentar nossa comunicação.
Dados
Os dados disponibilizados servem como um feedback, quase que instantâneo, de suas ações. Mensurar e comparar é a alma do negócio, mas é importante deixar o ego de lado! Quando se analisa os dados, podemos perceber o que deu certo e o que deu errado, podendo corrigir as estratégias e voltar a agradar o consumidor.
Segmentação
No meio digital, além de personalizar a mensagem, podemos direcioná-la exatamente para quem precisa receber. Assim, potencializamos o conteúdo produzido e elevamos a taxa de alcance.
Para construir boas estratégias
Alguns cuidados são necessários para tirar o marketing digital da sua empresa do papel, são eles:
Compreender o cenário inserido
É preciso conhecer o mercado em que está inserido, entender as tendências e fatores que podem afetar sua empresa, positivamente ou não. Além de ter uma visão interna bem consolidada, principalmente da área de Comunicação. Assim é possível encontrar novas pautas, conteúdos interessantes e formas para se destacar da concorrência.
Segmentação de público
É preciso entender o seu público. Conhecer é fundamental, já que quase ninguém se relaciona com um desconhecido.
Ter um planejamento de identidade da marca
Com uma identidade firmada, é possível selecionar as mídias que a empresa estará presente e sua postura em cada uma delas. O público precisa se reconhecer, por isso, as mídias precisam transparecer a personalidade da marca e dialogar com o público.
Metas palpáveis e objetivos bem claros
Para obter bons resultados, é preciso decidir em qual lugar deseja chegar. Na hora de decidir objetivos, tente ser o mais claro possível e não queira abraçar o mundo com as pernas. Definir um ou dois já é suficiente. Tendo os objetivos, chega a hora de estabelecer metas para cada um deles. Aqui vai uma dica de como fazemos na firma:
Metas S.M.A.R.T:
Específica (Specific), Mensurável (Measurable), Alcançável (Attainable), Relevante (Relevant) e Temporal (Time-Based)
Formas de colocar em prática
1. Ferramentas de SEO
As estratégias de Search Engine Optimization (SEO) são as mais detalhadas e específicas, e exigem bastante cuidado e atenção. As atividades, demonstradas aqui, têm como objetivo um bom rankeamento em ferramentas de busca, potencializando e aumentando o tráfego orgânico em sites e blogs. Aplicar ferramentas de SEO é importante para dar visibilidade para o seu site ou blog, colocando em boas posições do rankeamento do Google, já que a maioria das pessoas não chegam na segunda página de busca.
Alguns dos principais fatores de rankeamento do Google:
Tamanho e qualidade do conteúdo
Na hora de produzir conteúdo, é importante cumprir o que se promete no título, prezando pela qualidade do que se escreve. O Google vai priorizar aqueles conteúdos que, realmente, mostram lealdade e relevância ao público.
Palavras-chave
São aquelas palavras que levam o consumidor até você. Por exemplo, para o este conteúdo que você está lendo, a principal palavra chave é “marketing digital”, já que provavelmente foi o que te atraiu até aqui. Logo, é importante colocar essa(s) palavra(s) no começo do texto, para mostrar ao guru Google e ao público que você vai abordar sobre o assunto proposto. Depois é importante ter sinônimos ou variações, pois a análise semântica também conta. Além disso, não existe uma quantidade exata que as palavras selecionadas devem aparecer, mas é importante não forçar a barra e produzir de uma forma mais natural.
URLs
Vamos ser amigos no rolê e facilitar a vida! Ter URLs fáceis e breves, contendo palavra-chave, vai te ajudar a conseguir bons resultados.
Ter um bom conteúdo e construir uma boa experiência para o usuário faz com que ele permaneça por mais tempo na sua página, o que é vantagem para o seu negócio.
2. Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma forma de atingir e envolver seu público de modo que gere retorno para a marca. Sabe quando a gente entende muito sobre um assunto e não consegue parar de falar dele? O marketing de conteúdo vai te ajudar a espalhar o seu conhecimento pelo mundo e, ainda, a melhorar os resultados da sua empresa, seja em imagem ou em vendas.
O objetivo é criar uma rede de possíveis clientes através de conteúdos que os ajudem a resolver os problemas que estão enfrentando. Por isso, o marketing de conteúdo deve sempre gerar valor ao leitor, fazendo com que o público veja na sua marca uma fonte confiável para recorrer quando tiver algum problema, melhorando a percepção da empresa no mercado e gerando mais clientes.
Resumindo: Escreva sobre o que você faz bem, gere valor para o seu público e venda mais.
3. Inbound marketing
São todas as ações e esforços para atrair o público, impactando-o de forma positiva e abrindo uma porta para o relacionamento. SEO e marketing de conteúdo, antes citados, são estratégias utilizadas dentro do inbound. Os objetivos do inbound são: atrair, converter, vender e fidelizar, o que nos leva diretamente ao funil de vendas (para saber mais, fique de olho nas nossas mídias ou entre em contato).
O marketing digital mostra um horizonte de possibilidades, mas vá com calma. É preciso cuidado! Antes de querer fazer tudo, faça pouco, mas bem feito! Decida-se por poucas mídias, pelo menos no começo, e depois vá aumentando sua presença digital. É importante fazer bem feito, pois é o seu relacionamento com possíveis clientes. Lembre-se: eles são exigentes e vão querer o seu melhor! E aí, tá disposto a executar a melhor versão da sua marca?
Texto por Yuri Araújo Arte por Matheus Araújo
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