Capital Intelectual: o mais novo benefício das organizações


Por Mayara Destro

Mais do que trabalhar, as empresas de hoje empregam membros para pensar. Dar mais atenção aos colaboradores, seja por meio de suas competências, motivações, opiniões ou conhecimento, é a melhor maneira de adotar a chamada gestão do conhecimento nas organizações.

Com ela, as pessoas são motivadas a compartilhar informações e saberes com os demais membros da organização, inclusive seus chefes. Como resultado, o ambiente da empresa se torna mais produtivo e o convívio interpessoal melhora, além de todos terem a oportunidade de conhecer e aprender mais, o que acaba sendo refletido nos resultados. Dessa forma, tanto o desempenho organizacional como a parte financeira da organização melhoram.

É a partir disso que o capital intelectual passa a ser pensado como uma forma de destaque comercial. Conhecimentos tangíveis (aulas práticas e workshops) agora são ações de relevância dentro da empresa, assim como os intangíveis (palestras e aulas teóricas). Eles ajudam na disseminação do conhecimento com os demais participantes e podem ser executados em qualquer departamento. Para ajudar nessa ação, já existem ferramentas no meio digital que facilitam a troca de informações entre os membros.

Dentre elas, considerada uma das mais utilizadas hoje em dia é o Dropbox. Estima-se que ele possua mais de 100 milhões de usuários. É um armazenador de arquivos em nuvem, que permite compartilhar qualquer tipo de documento com outra pessoa. Eles ficarão acessíveis em qualquer lugar que tenha acesso a internet.

Depois de instalado, ele cria uma pasta no computador, onde é possível copiar e colar documentos compartilhados com outras pessoas que fazem uso da mesma conta. Se algum arquivo dentro das pastas é modificado, ele é rapidamente atualizado para os outros. O serviço tem 1 bilhão de arquivos armazenados por dia, de acordo com pesquisas da própria empresa.

O uso dessa e de outras ferramentas auxilia na gestão do conhecimento, mas ainda é necessária a intervenção humana para que os resultados sejam melhores. Criar um ambiente receptivo ao compartilhamento de informações é fundamental. Dessa forma, o progresso, o clima e a cultura organizacional melhoram, o que torna o ambiente mais próspero para bons resultados.

#capitalintelectual #dropbox #gestãodeconhecimento

0 visualização

Sobre nós

Funcionamento

Segunda a sexta

das 14h às 18h 

(61) 3107-6533

Venha nos visitar

UnB, Campus Darcy Ribeiro, ICC Norte, bloco A, térreo, FAC, sala AT-636, Asa Norte, Brasília.

linkedin (1).png
behance.png
instagram (1).png