top of page

Afinal, o que é Comunicação Organizacional?


Comorg1

Por Mayara Destro

Planejar estratégias e gerir projetos dentro de uma organização requer, dentre outras coisas, um profissional multidisciplinar. Ser capaz de compreender os objetivos da empresa, ter conhecimentos práticos e teóricos e saber implementá-los é fundamental. Porém isso tudo pode ser feito tendo como base a comunicação, algo tão presente na vida do mundo globalizado.

Este é o foco da comunicação organizacional: ampliar o diálogo entre os interlocutores da organização e maximizar seu desempenho através de ferramentas comunicacionais. Apesar de ainda ser vista como uma vanguarda no âmbito acadêmico, o perfil deste colaborador já é uma carência no mercado. Não é a toa que a Universidade de Brasília, reconhecendo essa necessidade, foi a pioneira em criar um curso de graduação com essa habilitação.

Nela o aluno estuda diversas ferramentas comunicacionais, além de técnicas de planejamento e gestão. Esse conhecimento tem como objetivo principal conseguir melhorar tanto a comunicação interna, com os colaboradores da organização, quanto a externa, com seus diversos públicos.


comorg2

Quando usada no ambiente externo, a comunicação organizacional é responsável por pensar em ações que passem uma imagem positiva da empresa, o que também pode ser chamado de marketing institucional. Já no ambiente interno, ela proporciona melhorias no clima e na cultura organizacional, além da reprodução da missão e dos valores pelos funcionários.

O profissional dessa área necessita ter uma visão estratégia da comunicação e usá-la para gerir todo esse processo na empresa. É um profissional com conhecimentos multifacetados, que extrapolam a comunicação e chegam aos âmbitos psicológicos e administrativos.

Hoje a comunicação organizacional é, nos Estados Unidos e em países europeus, retratada como responsabilidade, pensamento estratégico e atribuições comunicacionais. Esse pensamento já está implantado nas organizações brasileiras e cresce a cada dia. Reconhecer a necessidade de um gestor para suas diversas atividades, levando em conta processos de comunicação, é um grande avanço no desenvolvimento empresarial do país.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page