Por Tássia Saraiva
O campo da Comunicação abrange áreas como jornalismo, produção audiovisual, marketing, publicidade. Por mais que pareçam áreas bem delimitadas, juntas, elas transitam pelos diferentes tipos de mídia. A diversidade de plataformas pode, por exemplo, contribuir para divulgação de uma marca. Porém, tão importante quanto a marca estabelecer identificação com os consumidores, é se posicionar nas mídias corretas, que atendam, de fato, às demandas do público-alvo.
No Social Media Week, evento internacional em que são discutidos assuntos relacionados às mídias sociais e que, este ano, ocorreu em São Paulo, a presença obrigatória das marcas em todas as redes foi discutida na palestra “A história certa na mídia certa: adaptando seu conteúdo para múltiplas mídias”. Na ocasião, foi debatido que as empresas devem priorizar as plataformas que mais contribuem para a divulgação do conceito das marcas. A presença das empresas nas mídias digitais objetiva estabelecer relacionamento com o cliente. O enfoque, então, deve estar no público, no tipo de conteúdo que ele deseja.
As empresas devem priorizar as mídias sociais que mais contribuem para a divulgação do conceito das marcas
No mesmo evento, foi falado de como é importante o estudo do próprio público-alvo. O modelo que leva em consideração a idade e as gerações, utilizado amplamente por profissionais de marketing, sofreu algumas mudanças na atualidade. Atualmente, as marcas focam em dados relacionados ao gosto, empatia e comportamento dos grupos sociais, ao invés da faixa etária dos consumidores. Essa segmentação diferenciada cria possibilidades criativas para a empresa e dita o caminho que ela deve seguir. Para verificar se o conteúdo disponibilizado é específico e realmente útil ao público, as respostas e interações dos seguidores devem ser monitoradas e estudadas.
Profissionais concordam sobre a importância de se criar uma identificação com o público a partir de ideias e não apenas de produtos. Se essa comunicação é feita corretamente, pode otimizar campanhas e contribuir para a melhoria dos produtos e serviços prestados pelas organizações. Poucas marcas se atentam para o fato de que não adianta ter um número enorme de fãs e estar presente em todas as mídias sociais e não saber, porém, quem são os fãs, como lidar corretamente com eles ou qual o conteúdo adequado para veicular em cada uma das plataformas.
O estudo do público-alvo contribui para a comunicação efetiva entre empresa e cliente, melhoria dos produtos e serviços ofertados pelas organizações e com a eficiência das campanhas de engajamento
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