A estética na Comunicação


Por Bruna Araújo

A importância da comunicação visual nas mais diversas formas de apresentação de uma ideia tem se tornado indiscutível. Já não bastam apenas palavras para atrair o público alvo: os elementos visuais são indispensáveis para despertar o interesse dos ouvintes ou leitores.

A forma como uma notícia é exposta esteticamente, por exemplo, pode denunciar algum aspecto de seu conteúdo. De praxe, imagina-se logo uma fotografia acompanhando um texto jornalístico. Entretanto, também é válido observar a tipografia utilizada, isto é, a fonte utilizada na escrita transmite mais valor ao texto do que se pode imaginar.

Uma notícia impressa em jornal costuma usar fonte tipográfica mais formal e dispor os elementos de forma mais organizada do que um blog, por exemplo. Esses contrastes se devem à diferença dos públicos alvos. Enquanto os leitores de jornais impressos são, em maioria, adultos e idosos mais tradicionais, os leitores virtuais são mais dinâmicos e informais.

Resta ainda um exemplo bastante esclarecedor: a capa de um livro. Aí está um elemento completamente visual e atrativo. A imagem, as cores e a forma como o título é disposto compõem a receita mais atrativa para anunciar o conteúdo da história.

Para uma comunicação bem-sucedida, os elementos estéticos devem não só condizer com os demais elementos, mas afirmar constantemente a identidade da informação. Isso se aplica a todo tipo de comunicação planejada.

Partindo da premissa que prega os bons modos e a boa apresentação como código moral comum à sociedade, acredita-se que o modo como um atendente se comporta quanto à aparência influencia poderosamente na decisão final do cliente atendido.

Caso apresente-se limpo, bem vestido e com boa postura, as chances de fechar um negócio são potencialmente maiores, uma vez que um bom visual transmite cuidado, confiança e seriedade ao cliente. Outrora, se um profissional comparece à entrevista ou reunião vestido indevidamente, descabelado, com aparência desleixada, provavelmente, este não receberá tanta atenção positiva.

É certo que não se deve julgar a capacidade de alguém somente por sua aparência, todavia é coerente afirmar que a impressão visual é a primeira mensagem a ser passada. A partir dela, sucedem as demais informações, trazidas por uma fala, um discurso, um texto, uma história.

#estética #estéticanacomunicação #negócios

0 visualização

Sobre nós

Funcionamento

Segunda a sexta

das 14h às 18h 

(61) 3107-6533

Venha nos visitar

UnB, Campus Darcy Ribeiro, ICC Norte, bloco A, térreo, FAC, sala AT-636, Asa Norte, Brasília.

linkedin (1).png
behance.png
instagram (1).png